Página inicial > Mais Notícias > 5º Congresso de Educação
Publicado: Quinta, 01 de Julho de 2021, 16h49 | Última atualização em Sexta, 23 de Julho de 2021, 14h54 | Acessos: 1868

IFSULDEMINAS integra comissão técnico-científica e participa de mesa do 5º Congresso Nacional de Educação

Evento contou com 473 congressistas de todo o país e 279 trabalhos científicos

De 07 a 10 de junho de 2021, foi realizada a 5ª edição do Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, a segunda edição virtual por conta da pandemia. Por mais um ano, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas foi um dos parceiros do evento da GSC Eventos Especiais, compondo a comissão técnica de avaliação dos trabalhos científicos e participando de mesa sobre a Educação Profissional e Tecnológica. Além das apresentações dos trabalhos científicos, o Congresso promoveu palestras master, mesas de debates e minicursos. Ao todo, foram 473 congressistas de todo o país e 279 trabalhos submetidos e avaliados.

Mesa IF
Mesa "Educação científica, tecnológica e interdisciplinar na EPT", com participação de professoras do IFSULDEMINAS.

Na noite de 07 de junho, iniciando a programação, teve a palestra master "Os próximos desafios da Educação no Congresso Nacional”, com a deputada federal Tabata Amaral (clique aqui e assista à gravação). E, na manhã do dia 09 de junho, ocorreu a abertura oficial, com a participação de diversas autoridades, entre elas, a diretora da GSC Eventos Especiais, Gisele Corrêa Ferreira; o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Prof. Thiago Caproni Tavares; e a presidente da comissão técnico-científica, a professora do Campus Poços de Caldas, Lorena Boechat.

Confira alguns momentos da abertura oficial do CNE 2021!

Trabalhos científicos

Na manhã do dia 10 de junho, houve a apresentação oral de 20 trabalhos científicos submetidos ao Congresso e que se destacaram, como o trabalho da mestranda do ProfEPT do IFSULDEMINAS, Sirlea Maria da Silva, que abordou “a profissionalização do cuidador infantil: um estudo sobre a oferta de formação inicial e continuada em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. Todos os 279 trabalhos submetidos também foram disponibilizados no formato de banner digital no site do evento (acesse aqui).

Assista às gravações das apresentações dos trabalhos!

Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Ainda no dia 10 de junho, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas esteve à frente da mesa virtual "Educação científica, tecnológica e interdisciplinar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, com a participação das professoras do Campus Poços, Nathália Luiz de Freitas e Lorena Boechat, e das professoras Rosana Ferrareto (IFSP - Campus São João da Boa Vista) e Maria Beatriz Gameiro Cordeiro (IFSP - Campus Sertãozinho). A conferência de encerramento "O Futuro da Educação no Brasil" foi com a Profa. Claudia Costin, que é um dos maiores nomes no país na área de Educação.

Confira alguns momentos da mesa sobre EPT!

Mais uma exitosa edição

O IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas é parceiro do Congresso Nacional de Educação desde a primeira edição. E, com a finalização da quinta edição em 2021, o sentimento é de êxito e missão cumprida. “O IFSULDEMINAS está junto com a GSC desde o primeiro Congresso de Educação e a gente entende que esse evento tem uma relevância muito grande, não só para nós, aqui da cidade de Poços de Caldas, mas para todas as regiões do país. São assuntos extremamente importantes e, portanto, trazem grandes reflexões acerca da prática educacional, aqui em nosso país tão carente por educação”, destacou o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o Prof. Thiago Caproni Tavares.

De acordo com a presidente da comissão técnico-científica, a professora do Campus Poços de Caldas, Lorena Boechat, “o Congresso Nacional de Educação vem apresentando, a cada ano, resultados promissores, avançando de 75 trabalhos submetidos em sua primeira edição para 279 trabalhos em 2021, com mérito na qualidade das publicações para os autores. Estes são estudantes, professores e pesquisadores oriundos de renomadas instituições. Efetivamente, o Congresso configura-se como um espaço de produção e disseminação da pesquisa acadêmica e científica”.

“Este é um congresso que tem como missão contribuir com as discussões na área educacional e trazer subsídios e reflexões para os educadores de todo o Brasil, que buscam novas formas de pensar a Educação para todos. O evento visa possibilitar o diálogo e a reflexão sobre temas e desafios contemporâneos da Educação e suas mais variadas vertentes. Tenho certeza de que, depois desse nosso encontro, estamos mais enriquecidos, mais inflados de sabedoria e conhecimento”, finalizou a diretora da GSC Eventos Especiais, Gisele Corrêa Ferreira.

Confira mais momentos do Congresso!

Clique nas imagens para ampliá-las.

6º Congresso Nacional de Educação (CNE 2022)

A 6ª edição do Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas já tem data definida: 08 e 09 de junho de 2022. Para mais informações, acesse: http://www.educacaopocos.com.br/

ASCOM - Poços de Caldas
01/07/2021.