Página inicial > Mais Notícias > Seminário e documentário
Publicado: Sábado, 14 de Março de 2020, 15h53 | Última atualização em Quarta, 25 de Março de 2020, 20h07 | Acessos: 1690

Seminário de Estudos e lançamento de documentário marcam início de atividades do GEPLAN

O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou o seu 1º Seminário de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental, no dia 16 de dezembro de 2019. O evento coordenado pelo professor Sérgio Henrique Teixeira marcou o início das atividades do Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental (GEPLAN).

IMG 8883

O 1º Seminário de Estudos marcou o início das atividades do GEPLAN.

De acordo com o prof. Sérgio, o objetivo do 1º Seminário de Estudos foi “discutir o planejamento territorial brasileiro e o planejamento territorial da cidade de Poços de Caldas, com especial atenção aos conflitos territoriais decorrentes do planejamento, que promove a desigualdade”.

Durante o seminário, os participantes puderam conferir palestras e debates sobre as privatizações das infraestruturas territoriais (ferrovias e portos); territorialidades negras, cultura e resistência; o planejamento urbano regional e o planejamento ambiental. O encontro reuniu a exposição dos projetos que fazem parte do GEPLAN: “Planejamento corporativo: o caso das concessões dos sistemas de engenharia no Brasil”; “Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas”; “Análise de dados especiais dos sistemas de engenharia no Brasil: o caso das concessões”; e “Análise de dados espaciais da cidade de Poços de Caldas/MG: conflitos e segregações”. O evento foi aberto a estudantes de Geografia, profissionais de planejamento e a todos os interessados do IF e da comunidade.

IMG 8880

O Grupo de Estudos é formado por docentes e alunos da Geografia e do Integrado em Eletrotécnica.

O GEPLAN

O Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental (GEPLAN), do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, é formado por alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Geografia e do curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. Atualmente, são 02 professores, 04 alunos de Eletrotécnica e 08 alunos da Geografia. Segundo o prof. Sérgio Teixeira, “o GEPLAN busca torna-se um instrumento de planejamento, que tenha membros de comunidades de bairros, prefeituras e outras universidades e IFs”.

Lançamento de documentário

No dia 04 de dezembro de 2019, por iniciativa do GEPLAN e do prof. Sérgio Teixeira, juntamente com a equipe cocriadora do filme, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas recebeu o lançamento do documentário "Estamos aqui - experiências negras e os usos da cidade". O Projeto audiovisual documental aborda as experiências de mulheres negras na cidade de Poços de Caldas, considerando seus contextos e práticas culturais atravessadas pela dança, pela música e pela devoção. A proposta destaca as relações que essas mulheres estabelecem com o território, em termos de ancestralidade, cultura, negritude e resistência.

IMG 8421

O lançamento do documentário contou com debate sobre ancestralidade e resistência das mulheres negras.

Durante o lançamento, teve roda de conversa com Ana Maria de Paula, diretora, cocriadora e protagonista; Gabriela Gonçalves, cocriadora, protagonista e produção executiva; Gabriela Acerbi, Antropóloga e cocriadora; e também com a aluna da Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Karla Rocha. Em pauta, estiveram os temas abordados pela película, como a resistência das mulheres negras na cidade de Poços de Caldas, o preconceito racial e a relação entre cultura, território e ancestralidade. O projeto do documentário foi aprovado em abril de 2019 via Lei de Patrocínio Direto pela Secretaria de Cultura de Poços de Caldas.

Fotos do 1º Seminário de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental:

Vídeos do 1º Seminário de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental:

Exposição do professor Flávio Calheiros sobre conflitos socioambientais.

Exposição da aluna Karla Rocha (Geografia) sobre "Territorialidades negras, cultura e resistência".

Fotos do lançamento do documentário "Estamos aqui - experiências negras e os usos da cidade":

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas