Página inicial > Mais Notícias > Olimpíadas de programação
Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 17h45 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 16h20 | Acessos: 5755

Estudantes do Campus Poços de Caldas se destacam em olimpíadas de programação no primeiro semestre de 2019

Neste ano, no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, o primeiro semestre dos estudantes dos cursos técnicos em Informática e Eletrotécnica integrados ao ensino médio e do curso superior de Engenharia de Computação foi marcado pela participação em competições de programação. Foram quatro eventos: a 19ª Maratona Regional de Programação; a 8ª Maratona Mineira de Programação; a 9ª Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP) e a 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

2

A equipe “P=NP”, formada por estudantes de Engenharia de Computação, foi medalhista de bronze na 9ª OLIP.

A 19ª edição da Maratona Regional aconteceu no dia 24 de abril na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Essa edição contou com a participação de 115 estudantes. O Campus Poços de Caldas foi representado pela aluna Natasha Alves de Castro (8º período do curso de Engenharia de Computação), que ficou no 61º lugar; e pelos alunos Odair Sidney Cabral Júnior (2º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio), com o 98º lugar, e Rodrigo Araújo Marinho Franco (8º período do curso de Engenharia de Computação), com o 39º lugar.

Em 2019, a 8ª edição da Maratona Mineira de Programação aconteceu no dia 25 de maio na Universidade José do Rosário Vellano em Alfenas (UNIFENAS), contando com a participação de 40 equipes das diversas instituições de ensino com curso superior de Minas Gerais. O Campus Poços de Caldas participou pela primeira vez e ficou com o 20º lugar, conquistado pela equipe “P=NP”, composta pelos estudantes Rodrigo Araújo Marinho Franco, Natasha Alves de Castro e Luziane Lourdes de Freitas (8º período do curso de Engenharia de Computação).

A 9ª edição da Olimpíada Interna de Programação do IFSULDEMINAS (OLIP) aconteceu no dia 8 de junho em Muzambinho. Nessa edição, 25 equipes competiram pela categoria de cursos superiores e 13 pela categoria de cursos técnicos. Dentre essas equipes, o Campus Poços de Caldas foi representado por três do curso superior em Engenharia de Computação e quatro do curso Técnico Integrado em Informática. As equipes do Integrado obtiveram os seguintes resultados na OLIP:
4º lugar: Odair Sidney Cabral Júnior, Vinícius Machioni e Thaís Schultz, estudantes do 2º ano do curso Técnico em Informática.
5º lugar: Rhian Luis Garcia Moraes, Vanessa Vilela Tavares e Mateus dos Santos Inês, estudantes do 3º ano do curso Técnico em Informática.
8º lugar: Rafael Galvão Simões, João Pedro Barbosa, alunos do 2º ano do curso Técnico em Informática e Leonardo Jacon dos Reis, aluno do 1º ano do curso Técnico em Informática.
9º lugar: Gabriel Mendes Lemes, Helena Miglioranzi Fraga e Gabriel Piva Pereira, estudantes do 2º ano do curso Técnico em Informática.

O curso de Engenharia de Computação foi representado pelas seguintes equipes na OLIP:
3º lugar (medalha de bronze): Equipe “P=NP”, composta pelos estudantes Rodrigo Araújo Marinho Franco, Natasha Alves de Castro e Luziane Lourdes de Freitas, estudantes do 8º período do curso de Engenharia de Computação.
13º lugar: Equipe “poda alfa-beta”, integrada pelas estudantes Nádia Nogues de Almeida e Gabriela dos Reis Garcia, alunas do 8º período do curso de Engenharia de Computação.
21° lugar: Equipe “Equipe;”, integrada pelas estudantes Brenda Almeida Cunha, Cindel Evelyn Lima de Sousa e Isabella Cristina Damião, alunas do 4º período do curso de Engenharia de Computação.
As equipes “P=NP”, “poda alfa-beta” e “Equipe;” voltaram a Muzambinho no dia 14 de setembro para a fase regional da XXIV Maratona de Programação. Tais equipes buscam a classificação para a final brasileira, que este ano ocorre em novembro na cidade de Campina Grande - Paraíba (PB).

Já a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) aconteceu no Laboratório III de Informática do Campus Poços de Caldas. Participaram dessa fase os seguintes estudantes do 1º ano do curso Técnico em Informática: Leonardo Jacon dos Reis (classificado para a 2ª fase), Bruna Toledo Melo Lima, Mellanye Antunes. E, do 2º Ano do curso Técnico em Informática, participaram os discentes: Odair Sidney Cabral Júnior (classificado para a 2ª fase), João Victor de Freitas Matter (classificado para a 2ª fase), Júlia de Oliveira Tirre (classificada para a 2ª fase), Gabriel Mendes Lemes, Nicolas Pierre Marques da Silva, Enzo Ferreira Paiva (classificado para a 2ª fase), Helena Miglioranzi Fraga, Anne Vitória Gomes do Rosário (classificada para a 2ª fase), Daniel Peçanha Pereira, Rafael Galvão Simões, Dilan Aparecido Colangelo (classificado para a 2ª fase), Gabriel Piva Pereira (classificado para a 2ª fase), Vinícius Machioni (classificado para a 2ª fase), Mileny Lopes de Abreu, Maria Eduarda Paulino Barzagli, Victor Henrique Fernandes Dantas (classificado para a 2ª fase), Laura Albertino Luiz, Kianni Victória Vilas Boas Tassiano, Giovanna Gaeta de Araújo, Ana Flávia da Silva, João Pedro Barbosa (classificado para a 2ª fase), Caroline Ferreira de Melo.

Do 3º Ano do curso Técnico em Eletrotécnica, estiveram presentes na OBI: Letícia de Souza Lopes, Luís Felipe de Oliveira Rodrigues (classificado para a 2ª fase). E, do 3º Ano do curso Técnico em Informática, registraram suas participações: Clara dos Anjos Xavier, Bárbara Cardoso da Silva Almeida (classificada para a 2ª fase), Livia de Melo Souza. Durante a primeira fase da OBI, os alunos foram acompanhados pelo professor Antônio José de Lima Batista, coordenador do grupo de estudos para as olimpíadas de programação.

Confira as fotos dos alunos do Campus Poços durante as competições!

Fotos e texto: Prof. Antônio José de Lima Batista
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas