Durante Julho Fest, Campus participa de oficina de teatro com proposta inclusiva. Saiba como foi!
Durante o último Festival de Inverno (Julho Fest) realizado em Poços de Caldas, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas esteve envolvido na realização da oficina “Teatro dos Sentidos”, uma vivência teatral com o objetivo de explorar a importância dos sentidos humanos e a empatia com o próximo com deficiência. A iniciativa promovida na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca, foi idealizada e coordenada pelo professor de teatro Dema Mello, com a parceria da professora de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) do Campus Poços de Caldas, Willianice Soares Maia, e da maquiadora Bruna Freitas, contando ainda com o apoio do assistente social do Campus Poços, Fábio Geraldo de Ávila. Cerca de 70 participantes prestigiaram a oficina, entre pessoas com deficiência, professores da rede pública, cuidadores, profissionais de instituições de educação especial, além de muitos alunos do Instituto Federal.
A oficina começou com uma experimentação dos sentidos, momento em que todos os participantes foram vendados. Após essa primeira dinâmica e apresentação de todos, o professor Dema Mello dividiu os participantes em três grupos, disponibilizando perucas e fantasias a eles. Cada grupo teve que preparar e apresentar uma pequena esquete envolvendo o tema da acessibilidade. A oficina foi simultaneamente traduzida em LIBRAS pela professora Willianice Maia. A maquiadora Bruna Freitas, que desenvolve um projeto de maquiagem para surdos e cegos, esteve envolvida com a caracterização dos participantes para as esquetes apresentadas. Por sua vez, o assistente social do Campus Poços, Fábio de Ávila, promoveu a acolhida dos participantes com deficiência e de seus familiares, antes e durante o evento. “Pensar na inclusão sempre foi uma preocupação do projeto, juntar a comunidade poços-caldense, refletindo no sentimento do outro, ou seja, ser visto a partir do seu olhar em relação ao outro, unir os olhares e as sensações. As pessoas com deficiência, na maioria das vezes, se sentem excluídas dos projetos e a oficina foi uma forma de incluir e envolver todos em um só discurso. Inclusão e pluraridade foram nossas metas”, disse o professor Dema Mello.
A estudante de pedagogia do IFSULDEMINAS, Jane Cordeiro, foi uma das participantes da oficina, juntamente com seus filhos e marido. Disse que experiência de participar do “Teatro dos Sentidos” foi muito enriquecedora: “foi uma experiência bastante enriquecedora para mim, tanto na parte pedagógica, artística, cultural. A gente gostou bastante. Foi um momento de relaxamento, de aprendizagem, troca de experiências. Foi muito engrandecedor para todos nós”.
Confira as fotos!
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974
Redes Sociais