Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 18h01 | Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 18h06 | Acessos: 2084

Campus realiza arrecadação de itens para auxílio aos migrantes de Espírito Santo do Dourado/MG

O Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Poços de Caldas, por meio do programa Expedição IFSULDEMINAS, está arrecadando roupas, sapatos (adulto e infantil), cobertores, livros, brinquedos, alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal para doação aos migrantes trabalhadores nas lavouras de morango de Espírito Santo do Dourado/MG.

As doações podem ser feitas até o dia 12 de julho (sexta-feira) por qualquer pessoa interessada em ajudar: alunos, servidores e comunidade externa. Os itens doados podem ser entregues no espaço dos alunos (cuja entrada está localizada ao lado da rampa do IF), no IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas: Avenida Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança. Os alimentos não perecíveis, por sua vez, podem ser deixados na coordenadoria pedagógica e de assistência estudantil. Participe!

campanha permanente

O “Expedição IFSULDEMINAS”, programa idealizado pela Pró-reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS, busca proporcionar o diálogo entre a instituição e as comunidades locais, promover a integração social com a participação voluntária dos estudantes e servidores do Instituto com as comunidades da região e buscar soluções que contribuam com o desenvolvimento sustentável local e ampliem o bem-estar da população.

O “IF Aquece” faz parte das iniciativas do projeto “Culturas em (re) leitura e (re) construção: Um festa regada a morangos!”, coordenado pelos servidores Fábio de Ávila e Guilherme Abrão, com apoio técnico das professoras Willianice Maia e Marielle Rezende e atuação de 19 alunos de cursos superiores do Campus. O projeto foi aprovado para integrar o programa "Expedição IFSULDEMINAS". Este será o terceiro ano de atividades do projeto junto aos migrantes de Espírito Santo do Dourado. Entre os dias 15 e 20 de julho de 2019, além da entrega das doações, o grupo do IFSULDEMINAS ofertará cursos de Libras, de produção de texto para o Enem e de capacitação para cozinheiras e merendeiras escolares; realizará estudos e práticas etnográficos e culturais, vivências no cotidiano das lavouras e acampamentos dos migrantes e promoverá a Festa do Morango, com intuito de integração cultural. “Para esta terceira proposta, algumas mudanças já pudemos sentir, como a reorganização de uma antiga associação de bairro que mantinha uma pequena fábrica de doces e uma maior abertura para interagirmos nos acampamentos onde vivem grande parte dos migrantes. Desta forma, nossa proposta se direciona agora a um olhar mais profundo sobre a condição dos migrantes e seu cotidiano, levando várias atividades e ações até seus territórios. Retornaremos com cursos na zona urbana, para atender demandas que sempre se mostraram altas e, em especial, fomentar esta nova organização desta associação que está renascendo”, afirmou Fábio de Ávila.

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas