Página inicial > Mais Notícias > Olimpíadas de matemática
Publicado: Quinta, 23 de Maio de 2019, 20h56 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 14h42 | Acessos: 1741

Alunos do Campus Poços participam das primeiras fases da OMIF e da OBMEP 2019. Veja como foi.

OMIF 2019

A primeira fase da 2ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF 2019) foi realizada no Campus Poços de Caldas no último dia 10 de maio. Do Campus, participaram 27 alunos dos cursos técnicos em Informática e Eletrotécnica integrados ao Ensino Médio. Com duas horas e meia de duração, a prova continha questões objetivas sobre conteúdos de matemática abordados durante o Ensino Médio.

IMG 20190510 WA0010

Sobre a segunda participação do Campus Poços na Olimpíada, o professor de Matemática e responsável pela aplicação da prova aos alunos, Laudo Claumir Santos, comemora: “esse ano a adesão foi bem maior que a do ano passado. Me surpreendeu”. Para o docente, participar de olimpíadas como a OMIF é uma maneira dos discentes desenvolverem o gosto pela matemática.

Joaquim Gonçalves Ribeiro, estudante do 1º ano de Eletrotécnica, está satisfeito com sua primeira participação na OMIF. Para ele, entrar na competição foi uma maneira de testar suas habilidades e seu conhecimento matemático. Lívia Venâncio, aluna do 2º ano de Informática achou a prova bem interessante: “eu gosto da área de exatas, por isso resolvi participar da olimpíada. Foi bom para testar os conhecimentos”.

Na primeira edição da OMIF realizada no ano passado, três dos 10 alunos do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas participantes se classificaram para a segunda e última fase da olimpíada. Do trio, o então aluno do 3º ano de Eletrotécnica, Marcus Kulay de Araújo, ganhou uma das medalhas de ouro. Os outros dois receberam certificados de menção honrosa.

Sobre a edição deste ano, os alunos aprovados na 1ª fase, mediante uma nota de corte, serão convidados para a 2ª fase da olimpíada. A relação dos alunos classificados para a 2ª fase será divulgada no site da olimpíada até o dia 30 de junho. Os alunos que participarem da 2ª fase serão ranqueados, conforme suas notas, e serão concedidos prêmios àqueles que alcançarem as maiores notas. Com o tema “A matemática está em tudo”, a 2ª OMIF é organizada por professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), com o objetivo de estimular o interesse pela matemática nos alunos de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio das instituições da Rede. Para saber mais, acesse: https://omif.muz.ifsuldeminas.edu.br/

OBMEP 2019

Nessa última terça-feira, 21 de maio, todos os alunos das seis turmas de ensino médio do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas também realizaram a primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas, a OBMEP 2019. Os estudantes tiveram duas horas para solucionarem as 20 questões matemáticas objetivas, que abordaram todo o conteúdo do ensino médio. Esta é a sexta participação consecutiva do Campus Poços na olimpíada. Na última participação do Campus em 2018, a instituição foi premiada com uma medalha de bronze e cinco menções honrosas.

IMG 1929

Vagner de Sousa Júnior, do 1º ano de Eletrotécnica, já é um veterano de OBMEP. Para o estudante, a olimpíada, a cada ano, vem com novos desafios. Ele comenta que a matemática é fundamental para o seu curso e que, por isso, enxerga na olimpíada um incentivo para sempre melhorar seu desempenho. Matheus dos Santos Inês também já participou de várias edições da OBMEP. O discente explica que, desde que começou a estudar no IF, sempre foi muito incentivado pelos professores a participar da competição. Vanessa Tavares, do 3º ano de Informática, também tem uma ligação muito produtiva com a OBMEP, pois foi através da olimpíada que ela começou a se interessar pela matemática e hoje pensa, inclusive, em cursar uma engenharia. Quando ela ainda estava no 7º ano do ensino fundamental, ganhou sua primeira medalha: “até o 5º ano, eu não era boa em matemática. A OBMEP que me mostrou um jeito diferente de ver a matemática, que não é só o lado das fórmulas, mas é o lado do raciocínio, que é muito mais divertido”.

A divulgação dos classificados para a segunda fase da OBMEP será no dia 05 de julho e a prova acontecerá no dia 28 de setembro. Criada em 2005, a olimpíada é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Para saber mais, acesse: http://www.obmep.org.br/

Fotos: Prof. Laudo Santos & Ascom - Poços de Caldas
Texto: ASCOM - Poços de Caldas