A 3ª Semana de Luta das Mulheres discute violência e Reforma da Previdência
Coletivo feminino FemHelp e Cia. Nós de Teatro realizam intervenções
No dia 12 de março, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas promoveu a 3ª Semana de Luta das Mulheres. Assim como as edições anteriores o objetivo foi dar visibilidade a esse movimento de luta por direitos e conquista de espaços que tem sido negados às mulheres. A realização ficou a cargo da Comissão de Saúde e Qualidade de Vida do Trabalhador, do Coletivo Feminista Marielle Franco e do Projeto Calendário Social no Cotidiano Escolar.
O dia iniciou com a roda de conversa conduzida pelas integrantes do coletivo feminino FemHelp, sobre violência contra a mulher. Assuntos como violência doméstica, feminicídio, movimentos feministas e suas vertentes, relacionamento abusivo, foram abordados. Taisha Aparecida Almeida de Paula, Laisa Tavares e Tamara Tavares solicitou aos participantes que escutassem áudios com as denúncias de mulheres vítimas de agressão, da Polícia Militar de Santa Catarina. "A ideia de criar o aplicativo FemHelp surgiu após escutarmos os áudios e decidimos intervir neste cenário", explicou Taisha. Tal aplicativo ajuda a combater a violência doméstica contra a mulher. Na plataforma, as vítimas podem encontrar apoio psicológico, compartilhar relatos e encontrar informações sobre as medidas que podem ser tomadas pelas vítimas de agressões. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado pelo link.
Coletivo feminino FemHelp.
Em seguida a professora Willianice Soares Maia, declamou um poema da antologia organizada por Vanessa Nunes, “Mulherão da Porra”. A antologia trata de personagens inspiradoras em suas trajetórias, que mostram que nós mulheres podemos ser independentes e atingimos sucesso a partir de nossos próprios esforços.
Profa. Willianice Soares.
Para encerrar a tarde, as atrizes da Cia. Nós de Teatro, Evila dos Anjos e Lady Nara, apresentaram a esquete “Só mais uma”. Ao final da apresentação Évila deixou seu recado para a plateia: “nós somos a mudança, somos o que queremos ser, sigam o seu coração e não deixem que os outros determinem o caminho”.
Atrizes da Cia. Nós de Teatro.
No período noturno, a reflexão ficou por conta das palestrantes Andrea Marques Benetti, Berenice Maria Rocha Santoro e Maria Cláudia da Costa Franco Silva. As profissionais discutiram um tema bem relevante para o momento, “Divisão sexual do trabalho e a Reforma da Previdência”.
Mesa redonda: “Divisão sexual do trabalho e a Reforma da Previdência”.
Assista trechos da esquete teatral "Só mais uma".
Confira as fotos!
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fale conosco: 3697-4974
Redes Sociais