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Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 14h29 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 15h17 | Acessos: 5197

Procedimentos para Compras e Contratações de Serviços - 2022/2023

O objetivo do planejamento de compras é determinar e estimar os itens, as quantidades, os objetivos e justificativas que balizam as necessidades institucionais na aquisição de bens e serviços. Esse trabalho é importante para que o nosso campus possa se preparar para a execução orçamentária do próximo ano. Dessa forma, essa página apresenta o passo a passo para que esse processo seja realizado com eficiência e êxito, em três fases principais:

1. Adequações do PGC 2022: Inserções de itens até a data de 31/01/2022 (Encerrado). Novas demandas (emergenciais, recursos extras) podem ser incluídas após a data acima a partir de solicitação via SUAP.

2. Execução do PGC 2022: As requisições dos itens planejados devem ser providenciadas via SISREQ, seguindo o calendário institucional. Verifiquem os processos que são do interesse das coordenações/setores para participação e acompanhem os prazos para o envio da formalização da requisição:

Informações importantes:

a) Verifique quais itens constam em nosso planejamento (PGC 2022) acessando o Painel de Compras. Basta selecionar no campo Código/nome da UASG: 154809 - IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas.

b) É necessário elaborar e incluir como anexo na requisição o Estudo Técnico Preliminar (conforme modelo disponibilizado no SUAP);

c) Será necessário, quando se tratar de processos que envolvam contrato a criação do Mapa de Gerenciamento de Risco (conforme modelo disponibilizado no SUAP).

3. Planejamento para as compras de 2023

O acesso será pelo Portal de Compras - https://www.gov.br/compras/pt-br - Acesso ao Sistema > Governo > Demandas (DFD).

A inclusão de itens (demandas) foi simplificada através do Documento de Formalização da Demanda – DFD. É necessário incluir uma justificativa única e data para um item ou conjunto. É aconselhável reunir todos os itens ou classes de itens em uma mesma demanda (não é necessário detalhar item a item como no PGC 2022).

Devem ser incluídas somente as contratações e licitações que serão realizadas no ano de 2023. Prorrogações e renovações não deverão ser incluídas. As áreas requisitantes já foram criadas.

A data desejada para a contratação será a previsão do processo licitatório pronto, ou seja, a data da assinatura da Ata de Registro de Preços (para pregões do tipo SRP), do empenho ou da assinatura do contrato (para as demais modalidades).

O prazo para inclusão das demandas é até 1º de abril de 2022.

Com a evolução do sistema o acompanhamento da execução ficará mais criterioso, considerando que deverão ser gerados relatórios críticos a serem encaminhados para a autoridade competente nos meses de julho, setembro e novembro, contendo informações e justificativas sobre o andamento das requisições e processos de compras de cada demanda.

Para quem já tem o cadastro (já usou o sistema anterior e incluiu demandas para o PGC 2022), o acesso já está liberado. Os novos membros ou servidores que bloquearam sua senha, devem entrar em contato com o responsável da unidade cadastradora no Campus.


Requisições SISREQ

Antes de iniciar o processo de elaboração da requisição, consulte algumas orientações (clique e acesse).

Caso as dúvidas persistam, o sistema SISREQ disponibiliza vídeos que podem te ajudar a criar uma requisição no SISREQ, ou procure a Coordenação de Compras, Licitações e Contratos para maiores informações. Assista aos vídeos.

Acompanhamento de Requisições SISREQ/PGC

O gráfico abaixo apresenta o percentual de requisições concluídas em relação às planejadas (pendentes). A barra verde demonstra requisições já finalizadas no SISREQ e que já estão prontas para o início do processo de licitação. Por sua vez, a barra vermelha mostra o percentual de itens que foram incluídos no PGC, mas que ainda não possuem requisição no SISREQ.

Fluxo

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Cronograma

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Alterado em: 03/02/2022

registrado em:
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