Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 05 de Fevereiro de 2019, 14h29 | Última atualização em Quinta, 04 de Março de 2021, 14h33 | Acessos: 2408

Procedimentos para Compras e Contratações de Serviços 2021/2022

O objetivo do planejamento de compras é determinar e estimar os itens, as quantidades, os objetivos e justificativas que balizam as necessidades institucionais na aquisição de bens e serviços. Esse trabalho é importante para que o nosso campus possa se preparar para a execução orçamentária do próximo ano. Dessa forma, essa página apresenta o passo a passo para que esse processo seja realizado com eficiência e êxito, em três fases principais:

1. Adequação do PGC 2021: Período para realização de adequações no planejamento de compras de 2021, alterando e adicionando demandas com as devidas justificativas.

2. Planejamento para as compras de 2022: São estipulados os itens de materiais e serviços, bem como estimativas de quantidades e preços. Nessa fase não é necessário prover cotações de fornecedores. No entanto, é preciso que a estimativa esteja dentro de valores aplicados no mercado, pois o planejamento da execução orçamentária dependerá desse levantamento.

3. Execução do planejamento de 2021: Início do processo de compras com base nos itens e quantidades estipulados no planejamento para o ano de 2021 (PGC). Nessa fase, utilizaremos nosso sistema de requisições (SISREQ). Nele faremos a inserção de, ao menos, três cotações de mercado. Esses valores serão utilizados pelo setor de compras no lançamento dos editais públicos de licitação, pregões de registro de preços, dispensas e etc.

1-) Adequação do PGC 2021

Prazo de Execução: 31 de março de 2021

Caso seja necessária alguma alteração ou adição de item referente ao PGC 2021 preencha o formulário abaixo:

Atualização PGC 2020/2021 - Formulários Google

2) Planejamento para compras de 2022

2.1 Envio de formulário

Prazo de Execução: 19 de abril de 2021

Caso demande alguma aquisição para 2022 preencha o formulário abaixo:

PGC 2021_EXECUÇÃO_2022 - Formulários Google

2.2 Inclusão no PGC 2022

Prazo de Execução: 01 de maio de 2021

A partir das informações constantes no formulário do item acima, os servidores designados na 29/2021 de 4 de março deverão realizar a inclusão das demandas no PGC 2022.

3-) Execução do planejamento 2021

Prazo de Execução: 30 de abril de 2021

Cada requisitante de material, equipamento ou serviço deverá fazer a requisição no SISREQ para que o setor de compras possa organizar os processos licitatórios de contratação e aquisição dos serviços e materiais.

Verifique quais itens constam em nosso planejamento (PGC 2021) acessando o Painel de Compras. Basta selecionar no campo Código/nome da UASG: 154809 - IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas.

 Importante

  1. É necessário elaborar e incluir como anexo na requisição o Estudo Técnico Preliminar (conforme modelo disponibilizado no SUAP);
  2. Será necessário, quando se tratar de processos que envolvam contrato a criação do Mapa de Gerenciamento de Risco (conforme modelo disponibilizado no SUAP).

Antes de iniciar o processo de elaboração da requisição, consulte algumas orientações (clique e acesse).

Caso as dúvidas persistam, o sistema SISREQ disponibiliza vídeos que podem te ajudar a criar uma requisição no SISREQ, ou procure a Coordenação de Compras, Licitações e Contratos para maiores informações. Assista aos vídeos.

Acompanhamento de Requisições SISREQ/PGC

O gráfico abaixo apresenta o percentual de requisições concluídas em relação às planejadas (pendentes). A barra verde demonstra requisições já finalizadas no SISREQ e que já estão prontas para o início do processo de licitação. Por sua vez, a barra vermelha mostra o percentual de itens que foram incluídos no PGC, mas que ainda não possuem requisição no SISREQ.

Fluxo

image 7

Cronograma

image 8

registrado em:
Fim do conteúdo da página