Publicação de edital
Como solicitar
A minuta do edital criada e assinada no SUAP deve ser enviada ao Gabinete da Direção-Geral via processo eletrônico. O documento enviado ao Gabinete será assinado pelo Diretor-Geral, pelo Diretor de Desenvolvimento Educacional, quando os editais tratar de assuntos relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão ou pela Diretora de Administração e Planejamento, quando for relacionado aos temas da Administração, ou pelos seus substitutos, quando for o caso.
Além disso, receberá a numeração sequencial do Gabinete, evitando assim a duplicidade de números em coordenadorias/setores diferentes.
Prazo para solicitar a publicação
A publicação de qualquer edital deve ser solicitada com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis da data estabelecida para o ínicio das inscrições.
Normas para publicação
1. O requerente cria a minuta do edital no SUAP e envia via processo eletrônico. Não serão publicados editais enviados por outros canais de comunicação.
2. A minuta deve ser assinada pelo requerente. O número do edital publicado seguirá a sequência de numeração do Gabinete. Ou seja, a numeração do documento utilizado na minuta não será a mesma do edital publicado pelo Gabinete.
3. É dispensado o número como título do edital. Assim que o Diretor-Geral assina o edital o sistema gera uma numeração de documento automática e sequencial, como o exemplo a seguir: EDITAL Nº50/2023/GAB/PCS-DG/PCS/IFSULDEMINAS. Para os demais documentos exige-se a inclusão do número do edital.
3. A formatação do edital deve seguir as seguintes regras:
Modelos
Os documentos, disponíveis aqui, deverão ser utilizados, a partir de agora, para solicitação de publicação de editais do campus. A ideia é que a padronização propicie a fluidez da leitura, além de evitar a publicação de editais com textos mal formatados, com informações incompletas e sem assinatura. Os procedimentos agora incorporados pelo Gabinete pretendem aumentar o grau de confiança nas informações prestadas.
Por enquanto normatizou o modelo para edital de seleção de bolsistas, mas que pode sofrer adequações para atender outras finalidades. O intuito é ir disponibilizando, aos poucos, outros modelos.
Para clonar o documento, clique no modelo e siga os seguintes passos: Ações -> Clonar. Ao clonar, é necessário Editar o Setor Dono e as demais informações.
a)Edital (selecionar como espécie de documento "Edital")
b) Retificação (selecionar como espécie de documento "Retificação")
c) Convocação para entrevista (selecionar como espécie de documento "Convocação")
d) Resultado final ou parcial (selecionar como espécie de documento "Resultado")
e) Comunicado (selecionar como espécie de documento "Comunicado")
f) Recurso (selecionar como espécie de documento "Recurso)
Sistema de inscrição/votação
O requerente define o sistema de inscrição e votação, quando for o caso. A formas mais usuais para o recebimento das inscrições são por e-mail ou Google Forms. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do campus oferece o serviço de criação do formulário de votação eletrônica. Para a solicitação, o requerente deverá seguir os procedimentos descritos abaixo:
É importante considerar o prazo de 7 (sete) dias uteis solicitados pelo NTI entre a homologação das inscrições e a votação.
Caso o edital não exija votação, desconsidere as orientações acima.
Vamos às etapas que envolvem a publicação de edital:
Etapa | Responsável | Procedimento |
1 | Requerente |
Cria documento eletrônico no SUAP tipo "Edital" e envia via processo eletrônico:
Saiba como instruir o processo clicando no link abaixo:
Disponibilizamos também os tutoriais para a criação do documento e o envio via processo eletrônico.
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2 | Gabinete |
Recebe o edital, confere a formatação e clona (gera cópia idêntica) a minuta enviada pelo requerente para um novo documento criado, conclui e solicita as assinaturas.
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3 | Direção-Geral/DDE/DAP |
Diretor-Geral assina todos os editais. O Diretor de Desenvolvimento Educacional assina quando o edital for pertinente ao Ensino, Pesquisa e Extensão e a Diretora de Administração e Planejamento assina quando o edital for pertinente à Administração e Planejamento.
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4 | Gabinete | Adiciona o edital assinado ao processo e o despacha para publicação. |
5 | Assessoria de Comunicação (ASCOM) | Recebe o processo, publica o edital e realiza a divulgação nos canais oficiais do campus. |
6 | Assessoria de Comunicação (ASCOM) | Solicita a juntada de documentos no processo ao requerente. |
7 | Requerente |
Gerencia o cronograma do edital e anexa ao processo os seguintes documentos: retificações, convocação para entrevistas, resultados e o requerimento de portaria, quando for o caso.
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8 | Direção-Geral | Assina todas as retificações. |
9 | Gabinete | Homologa o resultado do processo seletivo. Quando for o caso, expede a portaria de designação. |
10 | Requerente | Finaliza o processo. |
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