Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Servidor > Gabinete > Publicação de Edital
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 14h02 | Última atualização em Terça, 19 de Novembro de 2024, 14h33 | Acessos: 8662

Publicação de edital

Como solicitar

A minuta do edital criada e assinada no SUAP deve ser enviada ao Gabinete da Direção-Geral via processo eletrônico. O documento enviado ao Gabinete será assinado pelo Diretor-Geral, pelo Diretor de Desenvolvimento Educacional, quando os editais tratar de assuntos relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão ou pela Diretora de Administração e Planejamento, quando for relacionado aos temas da Administração, ou pelos seus substitutos, quando for o caso.

Além disso, receberá a numeração sequencial do Gabinete, evitando assim a duplicidade de números em coordenadorias/setores diferentes. 


Prazo para solicitar a publicação

A publicação de qualquer edital deve ser solicitada com antecedência mínima de 3 (três) dias úteis da data estabelecida para o ínicio das inscrições.


Normas para publicação

1. O requerente cria a minuta do edital no SUAP e envia via processo eletrônico. Não serão publicados editais enviados por outros canais de comunicação.

2. A minuta deve ser assinada pelo requerente. O número do edital publicado seguirá a sequência de numeração do Gabinete. Ou seja, a numeração do documento utilizado na minuta não será a mesma do edital publicado pelo Gabinete.

3. É dispensado o número como título do edital. Assim que o Diretor-Geral assina o edital o sistema gera uma numeração de documento automática e sequencial, como o exemplo a seguir: EDITAL Nº50/2023/GAB/PCS-DG/PCS/IFSULDEMINAS. Para os demais documentos exige-se a inclusão do número do edital. 

3. A formatação do edital deve seguir as seguintes regras:

a) Fonte Calibri, tamanho 12 para texto e quadro (vagas, cronograma) e tamanho 14 para o título do edital;
b) Espaçamento simples entrelinhas, e espaçamento duplo entre título do item para o texto do subitem e do texto do subitem para o título do próximo item;
c) Texto com alinhamento justificado.
 
4. O Diretor-Geral do campus torna público tanto o edital como a(s) retificação(ões), e também assina os documento supracitados. Ficam estabelecidos os textos para solicitar a publicação: 
 
Edital
O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital para [...], ou;
 
Retificação
O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, no uso de suas atribuições legais, torna pública a seguinte retificação do Edital supracitado, cujas alterações estão a seguir elencadas: [...]
 
5. A publicação dos demais documentos tais como:  convocação para entrevista, comunicado, resultado parcial e final, dentre outros, é solicitada e assinada pelo(a) coordenador(a) do projeto, do curso, ou pelo organizador do edital. Utiliza-se o mesmo texto quando solicita a publicação do edital, contudo substitui a função de diretor pela função do requerente. 

Modelos

Os documentos, disponíveis aqui, deverão ser utilizados, a partir de agora, para solicitação de publicação de editais do campus. A ideia é que a padronização propicie a fluidez da leitura, além de evitar a publicação de editais com textos mal formatados, com informações incompletas e sem assinatura. Os procedimentos agora incorporados pelo Gabinete pretendem aumentar o grau de confiança nas informações prestadas.

Por enquanto normatizou o modelo para edital de seleção de bolsistas, mas que pode sofrer adequações para atender outras finalidades. O intuito é ir disponibilizando, aos poucos, outros modelos. 

Para clonar o documento, clique no modelo e siga os seguintes passos: Ações -> Clonar. Ao clonar, é necessário Editar o Setor Dono e as demais informações.

a)Edital (selecionar  como espécie de documento "Edital")

b) Retificação (selecionar como espécie de documento "Retificação")

c) Convocação para entrevista (selecionar como espécie de documento "Convocação")

d) Resultado final ou parcial (selecionar como espécie de documento "Resultado")

e) Comunicado (selecionar como espécie de documento "Comunicado")

f) Recurso (selecionar como espécie de documento "Recurso)


Sistema de inscrição/votação

O requerente define o sistema de inscrição e votação, quando for o caso. A formas mais usuais para o recebimento das inscrições são por e-mail ou Google Forms. O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do campus oferece o serviço de criação do formulário de votação eletrônica. Para a solicitação, o requerente deverá seguir os procedimentos descritos abaixo:

É importante considerar o prazo de 7 (sete) dias uteis solicitados pelo NTI entre a homologação das inscrições e a votação.

Caso o edital não exija votação, desconsidere as orientações acima. 


Vamos às etapas que envolvem a publicação de edital: 

Etapa  Responsável Procedimento
 1 Requerente
Cria documento eletrônico no SUAP tipo "Edital" e envia via processo eletrônico:
 
Saiba como instruir o processo clicando no link abaixo:
Disponibilizamos também os tutoriais para a criação do documento e o envio via processo eletrônico.
 2 Gabinete
Recebe o edital, confere a formatação e clona (gera cópia idêntica) a minuta enviada pelo requerente para um novo documento criado, conclui e solicita as assinaturas.   
  • O número do edital publicado seguirá a sequência de numeração do Gabinete. Ou seja, a numeração do documento utilizado na minuta não será a mesma do edital publicado pelo Gabinete.
 3 Direção-Geral/DDE/DAP
Diretor-Geral assina todos os editais. O Diretor de Desenvolvimento Educacional assina quando o edital for pertinente ao Ensino, Pesquisa e Extensão e a Diretora de Administração e Planejamento assina quando o edital for pertinente à Administração e Planejamento.
 4 Gabinete Adiciona o edital assinado ao processo e o despacha para publicação.
 5 Assessoria de Comunicação (ASCOM) Recebe o processo, publica o edital e realiza a divulgação nos canais oficiais do campus.
 6 Assessoria de Comunicação (ASCOM) Solicita a juntada de documentos no processo ao requerente.
7 Requerente
Gerencia o cronograma do edital e anexa ao processo os seguintes documentos: retificações, convocação para entrevistas, resultados e o requerimento de portaria, quando for o caso.
  • Os documentos citados acima devem ser criados no SUAP, assinados pelo requerente e juntados ao processo de solicitação de publicação do edital, com exceção das retificações que são assinadas pelo Diretor-Geral.
  • Não serão aceitos documentos enviados para o e-mail do Gabinete ou ASCOM.
8 Direção-Geral Assina todas as retificações. 
9 Gabinete Homologa o resultado do processo seletivo. Quando for o caso, expede a portaria de designação. 
10 Requerente Finaliza o processo. 

 

 

 


 

registrado em:
Fim do conteúdo da página