Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias não publicadas > Entrega à comunidade
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 15h59 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 16h16 | Acessos: 593

Nova sede do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas é oficialmente entregue à comunidade

DSCN9829A comunidade escolar do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas esteve em festa na manhã desta quarta-feira, 06 de maio de 2015. Depois de mais de dois anos e meio de construções, a nova sede do Campus, na zona sul da cidade (Av. Dirce Pereira Rosa, 300, Jardim Esperança), foi oficialmente entregue. A cerimônia realizada no auditório do novo Campus contou com a presença de muitas autoridades locais e regionais, como diretores, vereadores e secretários, além dos servidores e alunos do IF. Houve exibição de vídeo institucional, descerramento de placa, mostra fotográfica sobre a história do Campus, apresentação musical e um café de confraternização com produtos vindos dos campi Inconfidentes, Machado e Muzambinho.

A mesa de autoridades esteve composta pelo diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Reinato; pelo pró-reitor de desenvolvimento institucional, Sérgio Pedini; pelo diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Josué Lopes; pelo prefeito de Poços de Caldas, Eloízio do Carmo Lourenço; e pelo reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli.

Em sua fala, Pedini lembrou os primórdios da formação do Instituto Federal do Sul de Minas com a fusão das antigas escolas agrotécnicas da região. Destacou a importância do apoio e apadrinhamento do Campus Machado na implantação do Campus Poços de Caldas. E agradeceu especialmente a prefeitura municipal de Poços pela concessão do CESU (antiga sede do Campus) e pela doação do terreno para a construção das novas instalações. “Nada disso teria se consolidado se a gente não tivesse o apoio da comunidade do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, que abraçou a ideia e que continua ajudando a consolidar o Campus na cidade”, completou.

DSCN9775O diretor-geral do Campus Poços, Josué Lopes, enfatizou as conquistas da instituição em quatro anos de existência na cidade, enfatizando o início em 2015 de quatro novas graduações e da primeira pós-graduação e a ampliação da nova sede com a reforma do Tathersal para abrigar a biblioteca, construção do prédio administrativo e do prédio para os novos cursos. Adiantou que, por meio de trabalho conjunto com a secretaria de educação da prefeitura, em breve, Poços terá um polo de Educação a Distância e que já foram assinados protocolos de intenções com as prefeituras de Botelhos e Campestre para a instalação de centros de referências para oferta de cursos nessas cidades. E fez seus agradecimentos aos servidores e alunos.

O prefeito Eloízio do Carmo Lourenço compartilhou um pouco de sua história como ex-aluno de escola pública e disse que os estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas agora estão muito bem assistidos com as novas instalações. “Poços e a zona sul se orgulham muito de sediar esse Campus que conta com cursos e infraestrutura de primeiro mundo e professores de primeira linha. A educação tem um papel fundamental no desenvolvimento da cidade, na geração de oportunidades para as pessoas. Essa parceria com o IF vai colocar Poços numa posição diferenciada”, enfatizou.

DSCN9797O reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, mencionou os grandes eventos que serão realizados neste ano na nova sede do Campus Poços de Caldas, como a 5ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e a 9ª Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (IESO - International Earth Science Olympiad), que já tem participação confirmada de 40 países. Afirmou que o momento é de pensar ações e estreitar relações com o governo do Estado, como na elaboração do plano que vai promover a capacitação de professores. “A missão do Instituto Federal vai muito além da formação técnica; está pautada na cultura, na ciência, na tecnologia e em uma formação humanística. Agora mais ainda, podemos afirmar que Poços tem ensino público, gratuito e de qualidade”, finalizou.

A aluna do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Iasmim Alves de Deus, discursou em nome de todos os estudantes do IF. Elogiou o trabalho e a assistência prestada por todos os servidores do Campus e frisou o papel importante dos projetos de pesquisa e extensão na formação dos alunos. “Tenho orgulho de estudar aqui e de fazer parte dessa história”, comentou.

DSCN9846Desde dezembro de 2014, a nova sede do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas já está em pleno funcionamento. As aulas no local começaram no dia 03 de fevereiro de 2015. Atualmente, o Campus conta com 40 servidores técnicos administrativos, 65 professores, 23 funcionários terceirizados e 604 alunos. Oferta 04 cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (Administração, Edificações, Eletrotécnica, Informática), dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Eletrotécnica e Informática), 05 graduações (Engenharia de Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia, Tecnologia em Gestão Ambiental, e Tecnologia em Gestão Comercial), além de cursos profissionalizantes de Formação Inicial e Continuada (FIC), do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e cursos de Educação a Distância (EaD). Em dezembro de 2014, teve sua primeira pós-graduação lato sensu aprovada: “Informática na Educação”, com oferta prevista para 2015.

Destaque na mídia

A cerimônia de entrega do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas à comunidade foi destaque em diversos veículos de comunicação locais e regionais. Assista aos vídeos produzidos:

A nova estrutura

As novas instações do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas possuem 6.000 m² de área construída em 61.000 m² de terreno, abrangendo 15 salas de aula, biblioteca, refeitório, área de vivência, ginásio poliesportivo, auditório para 200 pessoas, e 17 laboratórios (3 de Informática; 1 de Hardware e Redes; 1 de Química; 1 de Meio Ambiente; 1 de Física; 1 de Matemática; 3 de Eletrotécnica; e 6 de Edificações). O laboratório de Meio Ambiente atenderá, momentaneamente, os cursos de Ciências Biológicas, Tecnologia em Gestão Ambiental e Geografia. Este último curso conta ainda com um laboratório de Solos e Geomorfoloiga, integrado ao curso Técnico em Edificações. O investimento para a construção dos novos prédios foi da ordem de R$ 13 milhões, com recursos do governo federal.

História

A construção da nova sede do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas foi iniciada em março de 2012. A doação do terreno pela prefeitura foi realizada após aprovação da câmara de vereadores.

Antes da vinda do Instituto Federal para a zona sul da cidade, a instituição funcionou provisoriamente no antigo Centro Social Urbano (CESU). A inauguração oficial do IF em Poços de Caldas foi realizada no dia 27 de dezembro de 2010, no Palácio do Planalto em Brasília, por meio de ato solene do então presidente Lula. Na época, foi inaugurado sob o nome de Campus Avançado Poços de Caldas, pois estava vinculado ao IFSULDEMINAS - Campus Machado. No dia 24 de abril de 2013, uma portaria do Ministério da Educação (MEC) conferiu independência à instituição, transformando o Campus Avançado Poços de Caldas em Campus Poços de Caldas.


 

Ascom (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas)
registrado em:
Fim do conteúdo da página