Página inicial > Noticias não publicadas > LabMel - Laboratório de Meliponicultura
Publicado: Sexta, 23 de Julho de 2021, 18h49 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 19h45 | Acessos: 5552

LabMel: Laboratório de Meliponicultura

Os insetos sociais conhecidos como Abelhas Sem Ferrão (ASF) são espécies nativas do Brasil e de muitos outros países do hemisfério sul com uma imensa importância ecológica, econômica, biológica (comportamentos e fisiologia complexos) e até cultural, pois, as técnicas de seu cultivo já eram desenvolvidas por indígenas bem antes da colonização. A criação destas abelhas ainda permite que elas sejam preservadas, pois muito de seus espaços naturais têm sido reduzidos ou mesmo destruídos.

Desde 2016, o IFSULDEMINAS – Campus de Poços de Caldas tem um espaço para criação destas abelhas. Logo no seu início, foi percebido um imenso potencial deste local, como base para projetos e demais ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, como a oferta do curso “Uso de abelhas sem ferrão como fonte de renda e transformação social”. O curso gratuito é voltado para a comunidade, principalmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Hoje, o LabMel conta com 6 espécies nativas que ocorrem na região de Poços de Caldas, Mandaçaia, Jataí, Iraí, Mirim Plebea e Mirim preguiça e a Boca de Sapo, num total de 30 colmeias.

Deste o seu início até agora, recebemos semanalmente escolas públicas e particulares do ensino infantil ao médio, pessoas interessadas da comunidade em geral, foram oferecidos diversos cursos e eventos, imprensa e entregues gratuitamente iscas de atrativos. Ademais, foram desenvolvidos inúmeros TCCs, parcerias com Associações, ONGs e Universidades e apresentação em congressos nacionais e internacionais e publicação de artigos.

Localizado atrás do ginásio poliesportivo, o Laboratório de Meliponicultura do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas é coordenado pela professora doutora em Entomologia Isabel Ribeiro Teixeira.

Confira algumas fotos do Laboratório de Meliponicultura!

Assista aos vídeos!

Para saber mais sobre o Laboratório de Meliponicultura do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, assista ao vídeo com a Profa. Dra. Isabel Teixeira.

O curso “Uso de abelhas sem ferrão como fonte de renda e transformação social”, ofertado pelo IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, foi destaque em reportagem da TV Poços. Assista a seguir:

Confira também o vídeo sobre a Oficina de Manejo de Abelhas Sem Ferrão, realizada durante a 6ª Semana da Biologia (SEBIO 2022), no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas: