Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 15h31 | Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2022, 18h23 | Acessos: 1490

Estudante do curso técnico de informática integrado, do Campus Poços, é medalha de ouro na OBMEP.

O estudante do 4º período do técnico em informática - integrado ao ensino médio, Bruno Lima Figueiredo, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Esta é a segunda medalha de ouro conquistada por ele. O certificado da 16ª OBMEP foi entregue no salão da Superintendência Regional de Ensino de Poços. Bruno estava acompanhado da professora de matemática do campus, Karina Abreu. Já a medalha de ouro será recebida em uma cerimônia em Salvador, juntamente com os outros vencedores. Das 20 questões da prova, acertou 18.WhatsApp Image 2022 06 13 at 13.34.24

Segundo Karina, "receber uma medalha como essa é um mérito, pois é uma avaliação que explora as habilidades acentuadas dos participantes, que conseguem desenvolver e apresentar o seu talento matemático a partir desta prova. O medalhista ainda colhe bons frutos da conquista, como bolsas de estudos em universidades e em projetos de iniciação cientifica, onde pode aprimorar o conhecimento na área, além de diversos prêmios".

Bruno conta um pouco sobre sua trajetória na olimpíada. "A OBMEP foi a primeira olimpíada científica que participei. Comecei a me interessar por essa matemática que, diferente da ensinada usualmente nas escolas, envolve um grande raciocínio lógico e habilidade em resolução de problemas que relacionam diversos assuntos de várias áreas dentro da disciplina. Na minha primeira participação, consegui menção honrosa. Nos dois anos seguintes, consegui uma medalha de bronze em cada edição e, em 2019, veio o meu primeiro ouro (sendo o aluno que melhor pontuou em todo o estado de Minas e um dos que ficaram na faixa de 5° até 11° lugar no ranking nacional). Na edição OBMEP aplicada em 2021, ganhei o meu segundo ouro (o primeiro pelo IF), ficando entre o quarto e sétimo lugar estadual. Em resumo, tenho um carinho muito especial por essa olimpíada que, além de me apresentar todo esse universo de competições estudantis, possibilitou que eu olhasse a matemática com outros olhos".

Saiba mais sobre a OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras. É realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação - MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos:

- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Público-alvo

O público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.

Eles são divididos em três níveis:

• Nível 1 – estudantes de 6º ou 7º anos do Ensino Fundamental.

• Nível 2 – discentes de 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental.

• Nível 3 – alunos do Ensino Médio.

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial