Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 18h41 | Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 19h50 | Acessos: 727

IFSULDEMINAS e IFSP realizam o I Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste

A primeira edição do Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste (I SIMEPT) ocorreu no dia 22 de setembro de 2021, de forma virtual e gratuita, com transmissão pelo canal do ProfEPT - IFSP no Youtube. O evento incluiu atividade de abertura, mesa sobre internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica, palestra sobre Paulo Freire e apresentação de trabalhos sobre EPT. Acompanharam o evento ao vivo cerca de 120 participantes, docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) de várias instituições associadas, professores e alunos de Institutos Federais e membros da comunidade externa, de todas as regiões do país.

Captura de Tela 219
Abertura do evento contou com a participação de pró-reitores, diretores e coordenadores dos IFs organizadores.

O evento científico foi organizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Sertãozinho em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas. O simpósio teve como objetivo apresentar à comunidade temas relativos à Educação Profissional e Tecnológica, incluindo as possibilidades de elaboração, aplicação e análise de produtos educacionais para a EPT, além de promover um espaço para discussão a respeito das pesquisas que foram e estão sendo realizadas no âmbito do Mestrado ProfEPT.

Na abertura (clique aqui e assista à gravação), participaram os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das instituições organizadoras, Prof. Dr. Adalton Ozaki e Profa. Dra. Sindynara Ferreira, representada pela Profa. Dra. Cristina Lucia Lopes, diretores-gerais e diretores/ coordenadores de Pesquisa dos Institutos Federais de Sertãozinho e Poços de Caldas, Prof. Dr. Paulo Sérgio Calefi, Prof. Dr. Thiago Tavares, Prof. Dr. André Luis Dias e Prof. Dr. Rafael Neves, e as coordenadoras do ProfEPT nas duas instituições, Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia e Profa. Dra. Lorena Boechat.

A mesa sobre internacionalização na Educação Profissional e Tecnológica contou com a participação da Profa. Dra. Cynthia Regina Fischer, do IFSP, com a fala intitulada “A Internacionalização é importante para a EPT?”, da Profa. Dra. Hana Gustafsson, da NTNU da Noruega, tratando do tema “Working with NTNU: Creating knowledge for a better world”, e da Profa. Ma. Cláudia Kull, da HEP-Vaud na Suíça, que falou sobre “Pós-graduação na Suíça: de possibilidade à realidade”. O encontro foi mediado pela Profa. Dra. Amanda Vieira, Prof. Dr. Olavo Menin e Profa. Dra. Rosana Ferrareto, do ProfEPT no IFSP, pelo mestre egresso do ProfEPT, Homerro Gomes, e pelo graduando do IFSP, Nichlas Castro. Na palestra, a Profa. Dra. Jany Dilourdes Nascimento discutiu sobre “As contribuições de Paulo Freire para uma Educação crítica e potencialmente transformadora” e os debates foram mediados pela Profa. Dra. Riama Coelho Gouveia, do ProfEPT, e Profa. Ma. Franciane Simões Segala, egressa do ProfEPT.

Trabalhos apresentados

No I SIMEPT, foram recebidos, avaliados e aprovados 29 resumos de pesquisas e produtos educacionais relacionados com a Educação Profissional e Tecnológica, de instituições de ensino de diversos estados brasileiros. Os trabalhos aprovados para apresentação foram organizados em seis salas de comunicação, de acordo com os temas abordados: Bases Conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, Diversidade e Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica, Integração Curricular na Educação Profissional e Tecnológica, Linguagens e Mídias Sociais na Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica e Organização dos Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica. Os anais do evento, com os resumos publicados, podem ser acessados aqui.

Texto e informações: portal do I SIMEPT.

Publicado em 21/10/2021.