Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 16h07 | Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2019, 19h16 | Acessos: 1813

Alunos e servidores do Campus prestigiam palestra sobre "Pensamento Lean"

No último dia 30 de maio, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Poços de Caldas recebeu uma palestra sobre “Pensamento Lean”, ministrada pelo engenheiro de computação e desenvolvedor da Monitora Soluções Tecnológicas, Victor Grechi. A palestra, que foi prestigiada por alunos e servidores do Campus, fez parte das atividades da disciplina “Tecnologias Computacionais de Planejamento, Gestão e Liderança de Projetos em Equipes”, coordenada pelo professor Ricardo Ramos de Oliveira e ofertada pela Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Lideranças para Gestão Avançada de Mercado, do Campus Poços de Caldas.

Por meio de exposições e dinâmicas de grupo, Victor Grechi transmitiu aos participantes o verdadeiro espírito do “pensamento Lean”, modelo de gestão advindo do sistema Toyota de produção industrial, que busca aplicar cinco princípios básicos: valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e perfeição. O palestrante explicou que, atualmente, essas boas práticas e ferramentas são indispensáveis a qualquer empresa que almeja uma melhoria contínua, com uma produção maior e com mais qualidade.

O palestrante Victor Grechi em dinâmica com os participantes do evento.

Sob a perspectiva do Pensamento Lean, Grechi destacou que, dentro de uma organização, é necessário concluir as tarefas iniciadas antes de se começar outras, pois só as demandas finalizadas agregam valor ao cliente. “O principal conceito do Lean Thinking é maximizar o valor entregue ao cliente e minimizar o desperdício e, embora tenha sido baseado em um sistema de produção industrial, é aplicado em todos os setores. Remete a mindset, ou seja, a uma forma de você pensar, um pensamento direcionado, e isso causa mudança cultural dentro da sua casa, da sua organização e do seu círculo de amigos. A mentalidade lean trabalha em ciclos menores, para você entregar valor de forma mais constante”, finalizou.

Assista a um trecho da palestra e confira as fotos do evento!

ASCOM - Poços de Caldas
www.facebook.com/ifsuldeminaspocosdecaldas