Página inicial > Notícias da Geografia > Geografia Econômica (livro)
Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 16h10 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 15h12 | Acessos: 618

Professor da Licenciatura em Geografia do Campus Poços de Caldas lança livro na área de Geografia Econômica

Livro EliO Prof. Dr. Eli Fernando Tavano Toledo, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, acaba de lançar o livro “Geografia Econômica: Permanências e Rupturas na Análise da Atividade Econômica em sua Relação com o Espaço Geográfico”, pela Editora Appris. A publicação é fruto do pós-doutorado do Prof. Eli na UNESP - Rio Claro, realizado entre os anos de 2019 e 2022.

De acordo com o Prof. Eli, a obra é direcionada à didática do ensino superior e público em geral. “O livro apresenta temas e abordagens que levam a um entendimento progressivo, cadenciado, que contempla, especialmente, os conceitos primordiais da ciência geográfica (espaço, paisagem, lugar, região e território) e assuntos essenciais à Geografia Econômica. A argumentação nuclear e intensamente desenvolvida é que ‘no conjunto do conhecimento humano, a Geografia é indispensável e deve ser cuidadosamente sondada e examinada, pois os lugares são diferentes e isso interfere na atividade econômica, dando a ela formas e conteúdos diversos’”, destacou o docente.

Resumo da Obra:

De um modo genérico, a Geografia Econômica é o ramo da ciência geográfica que analisa a materialização do fenômeno econômico no espaço. Após muitos anos ministrando a disciplina Geografia Econômica no curso de Licenciatura em Geografia, o autor percebeu a escassez de textos e de materiais que pudessem organizar e sumarizar o universo de temas que compõem esse ramo da Geografia. Dessa maneira, o presente livro é a busca por agregar os principais assuntos para iniciar, de modo científico, os estudos econômicos no espaço. Mesmo o texto sendo direcionado à didática ao ensino superior, a variedade de temas e abordagens contidas no livro atende, também, a um público muito diverso, indo de áreas correlatas até os leitores curiosos pelos fenômenos econômicos materializados no espaço. Construído para se levar a um entendimento cadenciado e pedagógico, o qual contempla os principais conceitos da ciência geográfica (espaço, paisagem, lugar, região, rede e território), conjuntamente revalorizando os princípios da Geografia (localização, extensão, atividade, conexão, relações, causalidade e analogia), o texto também procura evidenciar os temas imprescindíveis para uma análise estruturada em um olhar geográfico econômico. Para a efetivação dessa análise, o autor propõe algumas abordagens básicas a fim de orientar as pesquisas dos ingressantes na academia. As abordagens e noções aqui tratadas são: a evolução epistemológica, a localização, os fatores locacionais, as influências mútuas do espaço e da atividade econômica, as escalas cartográficas, o recorte temporal e, por fim, a extensão das interações verticais e horizontais das atividades econômicas no espaço. A soma dos conhecimentos da Geografia e os da Economia é, sem dúvida nenhuma, um conjunto de ferramentas importantíssimo para produzir entendimento e proposições. As discussões, os debates e as incertezas também se somam, embora essas adversidades somente alimentem a incessante disposição de iluminar o desconhecido no espaço geográfico. Julga-se que essas abordagens e conceitos poderão amparar os estudos introdutórios da Geografia Econômica. Em resumo, almejamos deixar claro para os alunos ingressantes, e público em geral, que a partir da escolha de uma atividade econômica espacializada, podem-se aplicar as referidas abordagens e noções para uma análise coerente e digna de se enquadrar como um estudo científico.

Dados técnicos:
401 Páginas