Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2023, 10h43 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 16h30 | Acessos: 917

Alunos de Geografia e Ciências Biológicas realizam trabalho de campo em parques geológicos do estado de SP

WhatsApp Image 2023 04 02 at 19.13.01 2Nos dias 01 e 02 de abril, alunos dos cursos de licenciatura em Geografia e Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizaram trabalho de campo em parques geológicos nas cidades de Salto, Itu e Saltinho, no Estado de São Paulo. A atividade fez parte das disciplinas de Geologia (do curso de Geografia) e de Origem da Terra e fundamentos de Paleontologia (do curso de Ciências Biológicas), ministradas pela Profa. Dra. Melina Mara de Souza.

Os estudantes puderam conhecer rochas ígneas de 600 milhões de anos no Parque das Lavras em Salto, com marcas de estria da Glaciação que acometeu o Planeta há 300 milhões de anos. Também entraram em contato com rochas sedimentares no Parque do Varvito em Itu, com um dos mais belos exemplares deste tipo de rocha no Planeta, com marcas de icnofósseis, animais bentônicos que viviam no fundo do lago. Visitaram ainda a Pedreira Calcário Amaral Machado em Saltinho, onde tiverem a oportunidade de observar uma das principais bacias sedimentares do Brasil, a bacia sedimentar do Paraná e sua formação Irati, com fósseis de mesossauros do período permiano.

“Trabalhos de campo são extremamente importantes para que os alunos possam sair da sala de aula e expandir o conhecimento acerca da história geológica e da vida na Terra”, comentou a Profa. Melina.

Confira algumas fotos do trabalho de campo!

ASCOM - Poços de Caldas