Página inicial > Notícias da Geografia > Crises do capital (seminário)
Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 18h35 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 17h19 | Acessos: 1318

Em parceria com grupo de estudos da USP, Campus Poços realiza Seminário Geografia das Crises do Capital

De 16 a 18/11/2022, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas foi palco do Seminário Geografia das Crises do Capital. O evento realizado no auditório foi organizado pelo Grupo de Estudos do Capital da Universidade de São Paulo (GECA - USP) e pelo curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Aberto ao público, o seminário contou com mesas de debates intituladas: “Capital e Geografia: (des)ENCONTROS”; “Territórios em crise: Campo/cidade, natureza e ideologias geográficas”; “Geopolítica, desigualdade espacial e luta de classes”; “A história da Geografia na Geografia histórica do capitalismo”.

20221117 211925

Entre os participantes debatedores, estiverem pesquisadores da USP, UNESP/Campus Rio Claro, IFPR/Campus Ivaiporã, UFMG, UFPI, UESB/Campus Vitória da Conquista, Université Panthéon-Sorbonne, UEMG/Campus Carangola, e IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. De acordo com o Prof. Dr. Rildo Borges Duarte, coordenador do curso de Licenciatura em Geografia do Campus Poços de Caldas, o evento buscou apresentar um panorama das pesquisas realizadas entre os integrantes do GECA-USP, a partir das leituras da geografia crítica sobre os momentos de crise do capital. “O Seminário atingiu todas as expectativas, pois conseguiu fazer o intercâmbio de pesquisadores do Brasil inteiro e de alunos e docentes do curso de Licenciatura em Geografia, nas temáticas da história da Geografia na Geografia Histórica do Capitalismo e das territorialidades do Capital no Brasil contemporâneo. Foi um belo evento, que propiciou momentos de debates e de aprendizagem muito efetivos para toda a comunidade do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas”, destacou o Prof. Rildo.

WhatsApp Image 2022 11 25 at 12.38.06

Assista ao vídeo!

Assista a um trecho do Seminário Geografia das Crises do Capital.

Confira as fotos do evento!

Texto: Ascom/Poços de Caldas, com informações do Prof. Dr. Rildo Borges Duarte.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Publicado em 24/11/2022.