Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2022, 19h33 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 17h30 | Acessos: 1157

Alunos da Geografia realizam trabalho de campo em parques geológicos do interior de São Paulo

1Nos dias 07 e 08 de maio, alunos da Licenciatura em Geografia, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, realizaram trabalho de campo em parques geológicos do Estado de São Paulo. A atividade marcou a retomada das visitas técnicas presenciais, após mais de dois anos de pandemia.

Durante o final de semana, os estudantes visitaram quatro localidades: Parque da Rocha Moutonnée e Parque de Lavras (Salto/SP); Parque Geológico do Varvito (Itu/SP); e a Pedreira Calcário Amaral Machado (Saltinho/SP). Os discentes puderam estudar e visualizar estruturas geológicas das eras Paleozoica e Mesozoica (Bacia Sedimentar do Paraná, Formação Irati e Varvito), entre 280 a 180 milhões de anos. O grupo também observou rochas e fósseis que evidenciam a deriva continental, hoje conhecida como a Tectônica de Placas.

A visita técnica fez parte das disciplinas de Geologia e Biogeografia ministradas pela Profa. Dra. Melina Mara de Souza. “Estes trabalhos de campo são extremamente importantes para o conhecimento e aprimoramento dos estudos geológicos e geográficos”, explicou a Profa. Melina.

O Vinícius Lopes Vilas Boas, aluno do 5º período da Geografia, ficou impressionado com o Parque do Varvito e por ver de perto a Formação Irati (formação geológica da Bacia do Paraná) na Pedreira Calcário Amaral Machado. Para o estudante, o trabalho de campo é uma forma de colocar em prática os conhecimentos estudados em sala de aula. “O trabalho de campo é uma oportunidade de tirar o aluno da sala de aula e colocar ele presencialmente em um local para que ele consiga visualizar os conteúdos que ele tem estudado em sala de aula. É uma forma de você tirar a abstração de certos conteúdos geográficos e fazer com que o processo de ensino e aprendizagem se dê de forma mais eficiente”, finalizou.

Confira as fotos!

Confira as fotos do trabalho de campo pelos parques geológicos paulistas. Clique nas imagens para ampliá-las.

Fotos e informações: Profa. Dra. Melina Mara de Souza.
Contato: melina.souza@ifsuldeminas.edu.br
Edição de texto: ASCOM - Poços de Caldas