Página inicial > Notícias da Geografia > Plataformas do GEPLAN
Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 15h48 | Última atualização em Segunda, 22 de Maio de 2023, 09h45 | Acessos: 1338

GEPLAN lança plataformas digitais para divulgação de suas atividades e pesquisas

O Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) acaba de lançar três plataformas digitais para o acompanhamento das diversas atividades do grupo, incluindo os projetos em andamento, os resultados obtidos e as linhas de pesquisa nas quais o grupo trabalha. CONFIRA:
👉Site: https://geplan.site/
👉Facebook: @geplan.org
👉Instagram: @geplan_org

As páginas no Facebook e no Instagram serão destinadas a atualizações frequentes sobre as últimas descobertas e produções do GEPLAN. No site, por sua vez, podem ser encontradas todas as informações sobre linhas e temas de pesquisa, assim como informações sobre os membros atuais do grupo e suas produções bibliográficas, sobre seus respectivos projetos de pesquisa, os resultados já divulgados, a veiculação destes resultados na mídia e para a sociedade em geral.

site geplan 2
O site do GEPLAN é uma das plataformas criadas para as divulgações do grupo.

"Agora, dando foco às outras frentes de pesquisa, o GEPLAN parte para a divulgação dos projetos relacionados ao Planejamento Territorial, Planejamento Ambiental, Conflitos territoriais e socioambientais, além da consolidada plataforma de acompanhamento da Covid-19. Tais plataformas surgem como uma nova forma de conectar as produções acadêmicas do grupo à comunidade científica, que constrói relações pelas mídias sociais, além de aproximar o público em geral de assuntos emergentes nos campos da Geografia, História, Sociologia, Urbanismo, Meio Ambiente, além de outros muitos temas nos quais o grupo está envolvido. Convidamos a todos a explorarem essas plataformas livremente e ficarem à vontade para entrar em contato através destas plataformas", destacou  o Prof. Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira. O atual coordenador do Geplan é o professor Sérgio Pedini, tendo como vice-coordenador o professor Flávio Henrique Calheiros Casimiro.

O GEPLAN

Implantando oficialmente em dezembro de 2019 no Campus Poços de Caldas, o Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental do IFSULDEMINAS (GEPLAN) teve, em seu início, a atuação de alunos e professores dos cursos de Licenciatura em Geografia e do curso Técnico em Eletrotécnica/Eletroeletrônica Integrado ao Ensino Médio. Atualmente, o grupo conta também com a participação de pesquisadores e representantes de outras instituições, como o IBGE, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A coordenação do GEPLAN é dos professores do IFSULDEMINAS, Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira (coordenador) e Dr. Flávio Henrique Calheiros Casimiro (vice-coordenador).

As atividades do GEPLAN obtiveram grande alcance público a partir dos trabalhos elaborados sobre a situação da COVID-19 no Sul de Minas. Em abril de 2020, foi lançada a plataforma Siga COVID (@sigacovid) no Instagram e no Facebook, onde se encontram atualizações diárias e semanais sobre a situação da pandemia na região, assim como análises específicas sobre a difusão, regiões de influência de saúde, subnotificação, além de inúmeras outras contribuições.

Texto: Prof. Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira
24/02/2021.