Página inicial > Notícias da Geografia > Trabalhos publicados
Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 17h08 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2019, 14h38 | Acessos: 1920

Estudantes, professores e egressos do curso de Geografia participam de Simpósio Internacional e têm trabalhos selecionados para publicações em revistas científicas e em capítulo de livro do evento

Entre os dias 10 e 13 de junho, professores, estudantes e egressos do curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas participaram do III Simpósio Internacional de Geografia Política e Territórios Transfronteiriços, na Universidade Federal de Alfenas (Unifal/Alfenas). O evento, que teve a presença de mais de 600 participantes de instituições brasileiras e internacionais, contou com a apresentação e publicação de mais de 300 trabalhos, entre eles, seis do curso de Geografia do IFSULDEMINAS.

foto

Alguns dos representantes do curso de Geografia do IFSULDEMINAS, que participaram do simpósio internacional.

Os seis trabalhos vinculados ao curso de Geografia do IFSULDEMINAS, que foram publicados nos anais do simpósio, foram:

- “A discussão de gênero em geografia: proposições a partir dos componentes curriculares da base nacional comum curricular para os anos finais do ensino fundamental”, de autoria de João Paulo Ferraz (egresso do curso de Geografia/IFSULDEMINAS e pós-graduando em Humanidades/IFSP) e da Profa. Dra. Luciana de Abreu Nascimento (professora e coordenadora do curso de Geografia/IFSULDEMINAS);
- “A escola como um território de contendas: uma análise do seu papel hegemônico e contra hegemônico”, de autoria de Warllen Torres Nannini e Lais Alves de Araujo;
- “A formação da zona sul de Poços de Caldas - Minas Gerais”, de autoria de Eduardo de Araújo da Silva (egresso do curso de Geografia/IFSULDEMINAS e mestrando em Geografia/UNIFAL) e do Prof. Dr. Alexandre Carvalho de Andrade (professor Geografia/IFSULDEMINAS);
- “A implantação da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional e as dinâmicas socioespaciais em uma cidade média das três fronteiras: o contexto de Foz do Iguaçu (Paraná)”, de autoria do Prof. Dr. Alexandre Carvalho de Andrade (professor Geografia/IFSULDEMINAS);
- “As diferenças das periferias da zona urbana do município de São João da Boa Vista -SP”, de autoria de Renê Borges;
- “Cafeicultura e desenvolvimento territorial: as cooperativas de café no sul de Minas Gerais”, de autoria do Prof. Dr. Eli Fernando Tavano Toledo (professor Geografia/IFSULDEMINAS).

Após a realização do Simpósio Internacional, foram selecionados 54 trabalhos para compor edições das revistas “Caderno de Geografia” (PUC/MG), “Geografia Opportuno Tempore” (UEL), “Confins- Revista Franco-Brasileira de Geografia” (USP), e para o livro do evento, que contará com capítulos dos palestrantes nacionais e internacionais, acrescidos de alguns outros que foram selecionados. Os trabalhos selecionados, que envolveram professores e egressos do curso de Geografia do IFSULDEMINAS, foram:

Na revista “Caderno de Geografia” (PUC/MG):
- “A formação da zona sul de Poços de Caldas - Minas Gerais”, de autoria de Eduardo de Araújo da Silva e do professor Alexandre Carvalho de Andrade;
- “Cafeicultura e desenvolvimento territorial: as cooperativas de café no sul de Minas Gerais”, de autoria do professor Eli Fernando Tavano Toledo.

Na revista “Geografia Opportuno Tempore” (UEL):
- “A discussão de gênero em geografia: proposições a partir dos componentes curriculares da base nacional comum curricular para os anos finais do ensino fundamental”, de autoria de João Paulo Ferraz e da professora Luciana de Abreu Nascimento.

No capítulo de livro do evento:
- “A implantação da usina hidrelétrica de Itaipu Binacional e as dinâmicas socioespaciais em uma cidade média das três fronteiras: o contexto de Foz do Iguaçu (Paraná)”, de autoria do professor Alexandre Carvalho de Andrade.

De acordo com o professor Alexandre Carvalho, "o Simpósio foi de enorme relevância para a Geografia regional e nacional, uma vez que teve mais de 600 participantes de diferentes instituições nacionais e internacionais em atividades como mesas redondas, grupos de trabalhos, atividades de campo, e momentos culturais e de interação social. Neste contexto, a participação de estudantes, egressos e professores do curso de Geografia do IFSULDEMINAS foi bastante interessante e permitiu não apenas a aquisição de novos conhecimentos e as integrações com pesquisadores e estudantes, mas, também, resultou em relevantes e importantes publicações científicas, que certamente irão motivar ainda mais na realização das atividades de pesquisa, ensino e extensão".

Para conferir as fotos do evento, acesse a página: https://www.facebook.com/geosimposio2019/

Foto e texto: Prof. Alexandre Carvalho de Andrade
ASCOM - Poços de Caldas