Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 08h32 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 15h41 | Acessos: 1208

Estudante do curso de Biologia do Campus Poços tem artigo aprovado em Revista Científica da Inglaterra.

O The Botanical Journal of the Linnean Society já teve membros como Charles Darwin, conhecido pela obra “A origem das espécies”.

WhatsApp Image 2023 11 01 at 07.06.48Um estudo desenvolvido pelo estudante de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Felippe Augusto Teixeira, foi aprovado pelo The Botanical Journal of the Linnean Society, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. A revista existe desde 1858 e por ela passaram grandes nomes da ciência, como os biólogos Charles Darwin (conhecido pela obra A Origem das Espécies) e Alfred Russel Wallace, um dos precursores da ecologia.

O texto é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno, que o desenvolveu como Artigo Científico. O tema, voltado à botânica, em anatomia vegetal, estuda a formação da estrutura da casca da espécie Pau Jacaré, muito usado na recuperação de terrenos que sofreram erosão e na recomposição de mata ciliar, além da utilidade na construção civil, produção de mourões e painéis, acabamentos internos e telhados, dado a sua densidade menor que facilita o aproveitamento. O pau jacaré é ainda um poderoso extrato para fabricação de produtos antimicrobianos, antifúngicos e anti-inflamatórios de alto interesse farmacológico. “Minha pesquisa baseou-se em estudar as alas ou marcações que acontecem na casca do pau jacaré, em um período de seu desenvolvimento. Quis saber se isso tem a ver com o sistema vascular da planta, que leva os nutrientes das raízes à árvore ou se era algo de outra natureza”, explicou o autor. WhatsApp Image 2023 10 31 at 14.13.01 2

Segundo o professor e coorientador do trabalho, Amilcar Saporetti Jr, “mais de 90% dos estudos voltados à projeção lateral do caule são feitos para espécies americanas e europeias. Assim, trata-se de um artigo inovador, pois trabalha com a flora brasileira”. O artigo teve a orientação do professor Marcelo Rodrigo Pace, da Universidade Autônoma do México; e de Caian Geromalo, da USP. “O trabalho foi aceito de forma imediata, com solicitação de pouquíssimas revisões o que, pra nós, foi uma surpresa, porque isso não é comum”, destacou Felippe.

Amilcar Jr enfatizou que a aprovação de um artigo em uma revista tão importante é fruto de um trabalho conjunto da equipe do IFSULDEMINAS na formação de recursos humanos. “O texto do Felipe, pela qualidade, nos mostra que estamos no caminho certo”. O discente pretende, após formado, seguir a carreira acadêmica no mestrado.

Ascom - Campus Poços de Caldas
Publicado em 01/11/2023