IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas receberá mais de 80 estudantesda rede pública estadual no Conexão IF.
Mais de 700 alunos visitaram o IF em 2023.
Na próxima segunda, 21/08, das 8h às 11h, o IFSULDEMINAS – Campus Poços promove mais uma etapa do Conexão IF, que já recebeu mais de 700 estudantes da rede pública municipal e estadual de ensino, em 2023, em atividades que objetivam despertar a ciência, os estudos e apresentar a instituição à comunidade. 86 alunos do ensino médio, da E. E. Dr João Eugênio de Almeida, participarão da visita guiada pelo campus, além de atividades no laboratório de edificações, meliponário e extração de DNA no laboratório de Biologia.
O campus destaca-se nas pesquisas com abelhas sem ferrão, de espécies nativas, também conhecidas como indígenas. Entre elas estão: Jataí, Mandaçaia, Mirim e Boca de Sapo. De acordo com a coordenadora do meliponário, a doutora em Entomologia, Isabel Ribeiro Teixeira, a iniciativa busca incentivar pesquisas na área, bem como ofertar cursos gratuitos, como o: “Uso de abelhas como fonte de renda e transformação social”.
Outra atividade interessante é a extração de DNA de frutos como a banana e morango. Segundo a professora Dra. em Genética e Melhoramento de Plantas, Carolina Mariane Moreira Cardoso, “tudo é feito de forma lúdica para que os jovens aprendam de uma maneira divertida. Ciência não precisa ser chata e monótona”, enfatiza. O campus Poços tem implementado diversas ações junto à comunidade local e regional há alguns anos, abrindo suas portas a toda a comunidade, principalmente a estudantil. Tudo é coordenado pela Copese (Comissão Permanente de Processo Seletivo).
Atualmente, o instituto federal passa por uma série de reformas e investimentos em seus vários prédios e laboratórios, visando garantir maior conforto e segurança a seus alunos, servidores e colaboradores. Além disso, trabalha na expansão por meio de sua Cidade Tecnológica, bem como parcerias com a Alcoa, Associação Comercial, Fundação Jardim Botânico de Poços, implantação do Centro de Estudos em Biodiversidade e Práticas em Educação Científica (R$ 2.6 milhões em investimentos) entre muitas outras atividades.
Redes Sociais