Estudantes de Biologia do IFSULDEMINAS acompanham pesquisadores na busca de insetos aquáticos na região do Morro do Ferro, em Poços.
Nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2023, o IFSULDEMINAS-Campus Poços de Caldas recebeu os pesquisadores Frederico Falcão Salles (Universidde Federal de Viçosa) e Mellis Layra Soares Rippel (Instituto Federal do Tocantins). Com o apoio dos Pesquisadores do Laboratório de Biodiversidade do Campus, Mireile Reis dos Santos, Roosevelt Heldt Junior e os alunos de Ciências Biológicas (Alice de Carvalho, Caroline Correia, Pâmela Moreira e Wallison Souza), trabalharam na busca do inseto aquático Guaranyperla sp., coletado no Morro do Ferro, em Poços de Caldas, em 1963, e descrito em 2001 pelo pesquisador da USP, Claudio Gilberto Froehlich.
Na ocasião, os estudantes de biologia puderam acompanhar o trabalho de campo do taxonomista e professor da Universidade Federal de Viçosa, Frederico Salles, um dos maiores especialistas em Ephemeroptera do Brasil e do mundo. Trata-se de uma ordem de insetos aquáticos, popularmente conhecidos como efémeras, efeméridas ou efémeros, que estão estão presentes no mundo todo, exceto na Antártida. Eles correspondem a uma diversidade de aproximadamente 3000 espécies, distribuídas em mais de 375 gêneros e 37 famílias.
Os trabalhos da equipe envolveram a coleta de sedimento e a busca ativa das ninfas (estado juvenil dos insetos) nos riachos do Morro do Ferro, região com particularidades ambientais e muito impactada pelo monocultivo de eucaliptos. Os riachos e as matas ciliares que restaram na região podem abrigar espécies novas, como a Ilyobius erebus (nova espécie descrita em 2022). Também acompanharam a coleta efetuada pelo pós-doutorando Lucas Henrique de Almeida e o aluno do Curso de Biologia, Felipe Ribeiro Pereira Sarmento, orientados pelo pesquisador Pitágoras da Conceição Bispo, da Universidade Estadual Paulista - Campus Assis.
Acompanhe algumas fotos do trabalho de campo.
Redes Sociais