Página inicial > Notícias das Ciências Biológicas > Macroinvertebrados em biscuit
Publicado: Terça, 11 de Abril de 2023, 08h40 | Última atualização em Segunda, 24 de Abril de 2023, 18h39 | Acessos: 855

Curso de Ciências Biológicas do Campus Poços promove aulas para produção de macroinvertebrados em Biscuit.

De 10 a 14 de abril, o curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas ofereceu aulas para a produção de réplicas em Biscuit de macroinvertebrados, para Educação Ambiental e Ensino em Ciências. Os animais foram confeccionados em uma escala maior e as esculturas foram feitas de acordo com a morfologia do animal, sendo pintadas de modo a replicar as características originais dos espécimes. O curso foi ministrado pela ex-aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas e hoje mestranda do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Eloiza Helena Ferreira.

Todos os invertebrados que podem ser vistos a olho nu, ou seja, sem a ajuda de um microscópio, são chamados de macroinvertebrados. Eles podem ser terrestres ou aquáticos. Nesse último caso, a maioria dos macroinvertebrados pertence ao grupo dos insetos (artrópodes). Alguns exemplos de macroinvertebrados aquáticos são larvas de insetos, lesmas e alguns vermes aquáticos.

O curso, inicialmente, foi voltado à Equipe de Ecologia Aquática, que já realiza trabalhos de Educação Ambiental e possui maior afinidade com os animais. A intenção foi replicar a ação após o aprendizado, para que os alunos possam ser multiplicadores da técnica em novos projetos e envolvendo outros estudantes.

Conheça as técnicas de biscuit

O Biscuit, também conhecido como porcelana fria, é uma massa de modelar feita com uma mistura de amido de milho, cola branca específica para porcelana fria, limão ou vinagre e vaselina. Através dessa massa podem ser feitos diferentes peças para decoração. Essa massa possibilita ao artesão e artista soltar a imaginação e criatividade elaborando a modelagem de acordo com a sua vontade. Trata-se de uma massa muito fácil de modelar , que pode ser combinada também com peças de madeira ou de esopor para criar artesanatos originais e exclusivos.

Assista ao resultado das aulas!

Assita ao vídeo e confira o resultado das aulas de produção de macroinvertebrados em Biscuit.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por IFSULDEMINAS (Poços de Caldas) (@ifpocosoficial)

Ascom / Campus Poços de Caldas
11/04/2023