Publicado: Terça, 24 de Maio de 2022, 19h41 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 14h37 | Acessos: 1230

Alunos das Ciências Biológicas realizam aula prática de Ecologia no Morro do Ferro, em Poços de Caldas

No dia 05 de maio, alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, realizaram uma aula prática de campo no Morro do Ferro, em Poços de Caldas. A atividade fez parte da disciplina de Ecologia ministrada pela Profa. Dra. Mireile Reis dos Santos, que acompanhou os estudantes.

20220505 112122
Os estudantes coletaram insetos e analisaram serrapilheira de eucalipto e matas nativas.

Durante a prática, o grupo do IF coletou insetos, analisou serrapilheira nas matrizes de eucalipto e matas nativas, produzindo ainda imagens aéreas com um drone. “A serrapilheira é todo o material orgânico (folhas, galhos e gravetos, etc) que compõe o solo das florestas. Nas plantações de eucaliptos, nós temos uma serrapilheira bem mais homogênea e ‘empobrecida’ em diversidade do que a serrapilheira da mata ciliar nativa”, explicou a Profa. Mireile.

A Maria Rute Dias, aluna do 5º período das Ciências Biológicas, gostou bastante da atividade, principalmente depois de mais de dois anos de aulas remotas por conta da pandemia. Para a estudante, foi uma maneira enriquecedora de colocar em prática os conceitos estudados. “Na atividade em si, realizamos algumas observações das diferentes fitofissionomias, percorremos um determinado trecho a pé e, nesse trajeto, nos deparamos com uma rica diversidade de animais invertebrados. Realizamos duas coletas de serrapilheira e duas de coletas de insetos aquáticos, que posteriormente realizamos a devida identificação no laboratório do Campus, que é outro local incrível, na verdade, é meu local favorito. Então, ter participado desse campo me fez olhar para a Ecologia com outros olhos e entender a real importância de cada elemento que constitui nosso ecossistema. Só tenho a agradecer à Profa. Mireile por ter nos ensinado e, de certa forma, nos preparar como futuros Biólogos ou, até mesmo, futuros Ecólogos”, relatou a discente.

Assista ao vídeo!

Assista ao vídeo sobre a atividade desenvolvida pelos alunos das Ciências Biológicas.

Confira as fotos!

Veja as fotos da aula prática de campo no Morro do Ferro. Clique nas imagens para ampliá-las.

Fotos e informações enviadas pela Profa. Dra. Mireile Reis dos Santos.
Contato: mireile.santos@ifsuldeminas.edu.br
Edição de texto: ASCOM - Poços de Caldas