Publicado: Quinta, 19 de Maio de 2022, 18h56 | Última atualização em Sexta, 27 de Maio de 2022, 17h52 | Acessos: 903

Nome do Centro Acadêmico da Licenciatura em Ciências Biológicas faz homenagem a docentes do curso

CA BIOO Centro Acadêmico (CA) de Biologia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas nasceu no ano de 2019 através da iniciativa de vários alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicasque sentiram a necessidade de se organizar para atuar em várias frentes que envolvessem melhorias para o curso e articulação de ações junto à gestão do Campus e do curso, dentre outras. Um Centro Acadêmico é uma organização que tem por objetivo principal representar todos os alunos do curso e integrá-los. Além do mais, é responsável pela organização de eventos, debates, reuniões e cursos para complementar a formação dos alunos, além de, claro, pela organização de festas, onde há levantamento de fundos e ocorre a integração.

Desde 2019, entretanto, o Centro Acadêmico de Biologia carecia de um nome, sendo reconhecido apenas pelo nome da chapa vencedora do último pleito eleitoral e, portanto, que estava na gestão do CA. Com isso, e para fins de regularização da documentação legal do CA, os discentes da atual gestão decidiram escolher um nome definitivo para o Centro Acadêmico. Assim, no dia 16 de março de 2022, os membros do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, realizaram uma assembleia com os demais alunos do curso, através do Google Meet, para debaterem e deliberarem sobre propostas de nomes para o CA. A reunião foi aberta para sugestões e tentou-se construir as opções em conjunto para que, no final, ocorresse a votação. Segundo a membra do CA, Pamela Moreira, “as sugestões foram todas incríveis, mas a decisão final foi unânime”. Foi escolhido o nome Centro Acadêmico Piton Reis Hansen.

Segundo Pamela, “nosso objetivo foi homenagear professores do curso de Biologia que foram fundamentais na criação do curso, na sua implantação e desenvolvimento. Dentre os professores homenageados, está a Profa. Dra. Jane Piton Serra Sanches, que participou da proposta de criação do curso, ainda em 2013-2014, de sua montagem inicial e implementação em 2015, estando em atuação na Bio desde a criação do curso até hoje, sendo também a atual coordenadora. Outra homenageada é a Profa. Dra. Mireile Reis dos Santos, que também participou da criação do curso em 2013-2014 e atua no mesmo desde sua origem. Por fim, é homenageado também o Prof. Dr. Rafael Hansen Madail, que participou da montagem do curso, de sua implementação e atuou no mesmo até o ano de 2019, quando pediu redistribuição para o IFSUL. O prof. Rafael foi também o primeiro coordenador do curso de Ciências Biológicas, ficando no cargo entre os anos de 2015 e 2016.

Para a Profa. Jane, “quando os alunos do CA me falaram da escolha, foi uma grande e grata surpresa. Não esperava e nem imaginava algo assim. Fiquei extremamente honrada e emocionada com a decisão, que mostra o reconhecimento dos alunos por todo o trabalho, dedicação e grande batalha que temos tido para desenvolver um curso de alta qualidade, como é o de Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas”. Segundo a Profa. Mireile, “é uma honra receber esta homenagem. Nós que lutamos dia a dia, dando o nosso melhor para os alunos e o curso, ver o reconhecimento pelo nosso esforço é muito gratificante. O curso de Biologia ser tão conceituado é mérito de todos os servidores e alunos. Fico muito agradecida”. Já o Prof. Rafael disse: “para mim, foi uma surpresa quando os alunos me comunicaram sobre essa linda homenagem, especialmente por não fazer mais parte do corpo docente do Campus Poços. Fiquei especialmente honrado pelo reconhecimento da importância da construção de um curso de licenciatura de excelência no difícil tempo que a Educação vive”.

A atual gestão do Centro Acadêmico Piton Reis Hansen foi eleita no dia 21 de maio de 2021, pela chapa ComCiência Rosalind Franklin e conta, atualmente, com 10 membros, que estão distribuídos entre os cargos de Coordenadoria Geral, Tesouraria e Secretaria e as Coordenadorias de Cultura, Assuntos Estudantis, Comunicação, Esporte e Lazer.

C

Texto e artes: Centro Acadêmico Piton Reis Hansen (@capitonreishansen) & Profa. Dra. Jane Piton Serra Sanches.
Licenciatura em Ciências Biológicas
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas