Página inicial > Notícias das Ciências Biológicas > PIBID e Residência Pedagógica
Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 19h44 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2022, 17h26 | Acessos: 1458

Programas PIBID e Residência Pedagógica das Ciências Biológicas realizam confraternização e compartilhamento de experiências

No último dia 30 de março, o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas realizou o encerramento oficial das últimas edições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e da Residência Pedagógica (RP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O evento de confraternização reuniu os mais de 40 licenciandos bolsistas e voluntários dos programas, além dos professores coordenadores internos e externos. Na ocasião, os participantes puderam compartilhar as experiências vivenciadas, as boas práticas desenvolvidas e os desafios enfrentados.

20220330 135311
Últimas edições do PIBID e da Residência Pedagógica das Ciências Biológicas contaram com mais de 40 licenciandos bolsistas e voluntários.

O PIBID e o Programa de Residência Pedagógica são ações que fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC), que visam proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura uma aproximação efetiva com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e um aperfeiçoamento da formação prática desses futuros professores. Os programas também buscam impactar positivamente o cotidiano das escolas públicas atendidas, por meio de projetos que objetivam uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem. Os estudantes de licenciatura, docentes do IFSULDEMINAS e os professores da educação básica, que participam dos programas, recebem bolsas de incentivo, que são mantidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

As atividades das últimas edições dos programas vinculados ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Poços de Caldas foram realizadas entre outubro de 2020 e março de 2022. No PIBID, foram beneficiados 645 alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais: Dona Mariquinhas Brochado; Vitalina Rossi; Presidente Washington Luís; e CAIC Professor Arino Ferreira Pinto. Na Residência Pedagógica, foram beneficiados cerca de 750 alunos de ensino fundamental e médio da Escola Estadual Davi Campista e outros cerca de 630 alunos de ensino médio do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, onde o projeto também foi desenvolvido. Ao todo, participaram do PIBID e da Residência Pedagógica 44 alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas, que atuaram como bolsistas e voluntários junto às escolas, sendo acompanhados por supervisoras e preceptores e coordenados por docentes do curso de Licenciatura.

“Testemunhar o poder de alcance das propostas, os efeitos das intervenções na vida dos indivíduos beneficiados e a grande evolução dos alunos bolsistas durante a passagem por essa experiência é muito enriquecedor e nos enche de orgulho. Nesses momentos, esquecemos todo o enorme trabalho e burocracias dos bastidores para nos concentrarmos apenas na satisfação pessoal de ter contribuído com esses processos de descobertas, conquistas e transformação dos nossos alunos”, afirmou a coordenadora de área do PIBID - Biologia Poços de Caldas, a Profa. Alexandra Cruz.

20220330 135450
Evento de confraternização oportunizou a troca de experiências e desafios vivenciados.

Para a Profa. Cristiane de Oliveira Martins, preceptora do Programa de Residência Pedagógica na Escola Estadual David Campista, os programas PIBID e Residência Pedagógica trazem ganhos para todos os envolvidos: licenciandos do IF, professores e alunos das escolas atendidas. “Essa parceria do IF com as escolas, através do PIBID e da Residência Pedagógica, propicia para as escolas um ganho, com a participação de licenciandos nas aulas, trazendo novidades e aulas bem preparadas, com conteúdo bem atualizado. Os alunos interagem bastante. Eles gostam muito desse momento com os licenciandos do Instituto Federal. E acredito que é de grande valia também para a formação desses futuros docentes. Então, essa parceria da escola com a universidade é muito importante, pois é uma via de mão dupla, onde ambos se beneficiam: a escola contribui para a formação desses futuros docentes e os licenciandos contribuem para a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos da escola pública. Agradeço muito ao pessoal do Instituto Federal por firmar essa parceria conosco e espero continuar contando com o IF presente na nossa escola, trazendo sempre novidades e inovações nos estudos, para que a gente possa contribuir, cada vez mais, na formação desses cidadãos”, comentou a Profa. Cristiane.

A Eliana Ramos, que é estudante do 7º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, foi voluntária do PIBID, atuando junto aos alunos dos 8º anos do CAIC. Juntamente com o seu grupo, Eliana elaborou aulas e atividades que, por conta da pandemia, tiveram que ser on-line em um primeiro momento, passando a presenciais a partir de fevereiro e março de 2022. “Foi um duplo desafio. Quando a gente estava on-line ainda, era algo bem diferente para nós. Não estávamos acostumados e tivemos que lidar com aplicativos e ferramentas diferentes. Então, foi um grande aprendizado. Quando retornamos ao presencial, também foi desafiador, pois sou muito tímida e fico um pouco nervosa. Mas, depois você vai acostumando e vai pegando gosto em transmitir um conhecimento para os alunos, através de um jogo didático, por exemplo, e ver o interesse e envolvimento deles. Então, foi muito bom”, destacou Eliana.

Confira as fotos!

Confira as fotos da confraternização de encerramento das últimas edições do PIBID e da Residência Pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas. Clique nas imagens para ampliá-las.

ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 27/04/2022.