Estudantes das Ciências Biológicas publicam artigo sobre a importância de meliponários no ambiente acadêmico
Os alunos Raissa Bayker Vieira Silva e Flávio Oliveira Santos, formandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, publicaram um artigo sobre como pode ser enriquecedora para uma escola a experiência de ter um espaço como o Meliponário, que é o local de criação de abelhas nativas sem ferrão.
No artigo de título “Educação ambiental: a importância de meliponários no ambiente acadêmico”, publicado em fevereiro deste ano na revista Brazilian Journal of Development, eles fizeram uma análise sobre as atividades envolvendo toda a comunidade do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas e o Meliponário da instituição, dando ênfase nas atividades educacionais.
“Por meio de um questionário, muitos alunos do IF demonstraram conhecer o Meliponário e terem tido algumas práticas ali, mas sugeriram que fosse usado para mais disciplinas além das ligadas à Biologia, como Matemática e Química. Mesmo o Meliponário existindo há mais 4 anos no Campus Poços, muitos ainda não conhecem o espaço, o que mostra que há muito o que ser feito dentro da própria instituição”, explicou a professora Dra. Isabel Ribeiro do Valle Teixeira, que é a coordenadora do Meliponário e orientadora do estudo. A professora Isabel comentou ainda que “a construção de um espaço de criação de abelhas nativas sem ferrão em escolas é um laboratório vivo de baixo custo, que traz apenas impactos positivos no local, além de oferecer opções de várias práticas educacionais, inclusive multidisciplinares”.
Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui.
Informações
Caso alguma escola queira saber mais informações sobre como implantar um Meliponário, pode entrar em contato com o IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Redes Sociais