Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 12h12 | Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2024, 15h32 | Acessos: 403

Explorando Novos Horizontes: Uma Jornada no Pós-Doutorado

Docente do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas conta como foi a experiência do Pós-Doutorado na Suécia

20230430 124836Durante um ano repleto de aprendizado intenso e descobertas profundas, o pós-doutorado se tornou muito mais do que uma etapa acadêmica; foi uma jornada de crescimento pessoal e profissional inigualável para o Prof. Thiago Caproni Tavares, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas. Iniciada em fevereiro de 2023, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) no Brasil, sob a orientação do Prof. Fábio Luciano Verdi, no Laboratório de Estudos em Redes, Inovação e Software (LERIS), esta experiência marcou o ponto de partida de uma pesquisa desafiadora no campo de redes de computadores e aprendizado de máquina.

A primeira etapa da jornada concentrou-se na investigação da geração de dados sintéticos para experimentações em redes de computadores, reconhecendo a complexidade envolvida na aquisição de dados reais nesse contexto. Com o apoio do LERIS, o Prof. Thiago Caproni estudou as complexidades desse desafio e estabeleceu uma base sólida para os próximos passos da pesquisa.

Em maio de 2023, uma nova página se virou quando o pesquisador do IFSULDEMINAS se juntou ao Networked Systems Laboratory (NSLab) no Royal Institute of Technology (KTH) em Estocolmo, Suécia. Essa transição representou não apenas uma mudança geográfica, mas uma ampliação significativa de perspectivas e oportunidades. A colaboração entre o LERIS da UFSCar e o NSLab do KTH trouxe uma riqueza de conhecimento e experiência que enriqueceu ainda mais o projeto.

No NSLab, durante um período de seis meses, sob a supervisão dos professores Fábio Luciano Verdi (UFSCar) e Marco Chiesa (KTH), o Prof. Thiago Caproni mergulhou em um projeto ambicioso: a geração de dados sintéticos para o treinamento de agentes de aprendizado por reforço em contextos de Plano de Dados Programáveis. Essa pesquisa não apenas desafiou os limites do conhecimento existente na área, mas também promoveu uma colaboração intensa entre as duas instituições, resultando em avanços significativos no domínio de redes de computadores e aprendizado de máquina.

20231030 122810

Além dos avanços acadêmicos, o docente do Campus Poços de Caldas teve o privilégio de cultivar amizades e trocar experiências culturais enriquecedoras. Dentro do NSLab do KTH, foi apresentado a outros pesquisadores de diversas partes do mundo além da Suécia, incluindo Sérvia, Itália, Índia, Irã, Tailândia e China. Essa diversidade cultural proporcionou um intercâmbio único de ideias, perspectivas e tradições, enriquecendo não apenas o ambiente acadêmico, mas também a vida pessoal do pesquisador. Em um desses encontros interculturais, o Prof. Thiago apresentou o pão de queijo, iguaria típica da culinária mineira brasileira, que despertou curiosidade e apreciação entre os colegas internacionais. Esses momentos de partilha cultural e amizade transcendem as fronteiras geográficas e permanecerão como lembranças valiosas dessa experiência enriquecedora. O Prof. Thiago destaca ainda as amizades construídas no LERIS na UFSCar. A competência e comprometimento dos pesquisadores e dos alunos que realizam suas pesquisas sob a liderança do Prof. Fábio são impressionantes.

20230616 095325

A experiência de viver em Estocolmo trouxe ainda uma nova dimensão à jornada. Estocolmo, com sua atmosfera acolhedora e cosmopolita, é uma cidade que celebra a igualdade, a diversidade e a sustentabilidade. A vida na Suécia não apenas proporcionou um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico, mas também ofereceu uma oportunidade única de explorar uma cultura rica e vibrante.

Desde os parques exuberantes até os museus fascinantes, Estocolmo ofereceu uma ampla gama de experiências que enriqueceram significativamente a jornada acadêmica do pós-doutorado. Os passeios pelos arquipélagos pitorescos, as caminhadas pelas trilhas florestais e os momentos de contemplação à beira dos lagos serenos proporcionaram uma sensação de tranquilidade e inspiração, que complementaram perfeitamente o rigor da pesquisa. Além disso, o pesquisador, apaixonado por bike, desfrutou da excelente infraestrutura urbana para ciclismo oferecida pelo país escandinavo, explorando ainda mais as maravilhas naturais e culturais que Estocolmo e seus arredores têm a oferecer.

20230610 171632

Em conclusão, o pós-doutorado foi uma jornada transformadora que transcendeu as fronteiras da pesquisa acadêmica. Foi uma experiência que não apenas contribuiu para o avanço do conhecimento, mas também enriqueceu a vida pessoal e profissional do pesquisador. Com gratidão e entusiasmo, ele leva consigo as lições aprendidas e as memórias preciosas de um ano que moldou seu futuro de maneiras inimagináveis.

Confira as fotos!

Fotos e texto: Prof. Thiago Caproni Tavares.
Revisão: ASCOM (IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas)
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/