Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 14h03 | Última atualização em Sexta, 15 de Outubro de 2021, 19h29 | Acessos: 1105

Discente do Campus Poços apresenta artigo na Conferência Brasileira sobre Qualidade de Energia Elétrica

O estudante do Bacharelado em Engenharia de Computação do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Guilherme Kenzo Mori, publicou e apresentou, de forma on-line, um artigo na XIV Conferência Brasileira sobre Qualidade de Energia Elétrica (CBQEE 2021). Intitulado “Método para o monitoramento não invasivo de cargas elétricas residenciais”, o trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica desenvolvido pelo estudante, sob a orientação do Prof. Erick Akio Nagata, também do Campus Poços de Caldas. O artigo apresentado contou ainda com o envolvimento de pesquisadores da UFLA.

apresentacao guilherme mori
O discente do Campus Poços, Guilherme Kenzo Mori, apresentou resultados de sua iniciação científica.

O trabalho teve como objetivo realizar o monitoramento não invasivo de cargas elétricas residenciais, de forma a conseguir detectar automaticamente os instantes em que os eletrodomésticos são ligados e desligados. Para isso, foi utilizado um único sinal de corrente elétrica capturado no padrão de energia elétrica da residência, sendo este sinal processado por algoritmos de inteligência artificial para realizar as detenções e classificações.

“Por meio do método desenvolvido, é possível estimar quais eletrodomésticos estão ligados na residência e por quanto tempo ficaram ligados. Com isso, pode-se monitorar o consumo de energia elétrica de forma detalhada, possibilitando o planejamento para economia de energia e, até mesmo, a identificação de possíveis defeitos nos eletrodomésticos. O método também é útil para as concessionárias de energia elétrica, fazendo parte de tecnologias aplicadas em ‘Smart Grids’ ou Redes Inteligentes, que vêm sendo muito estudadas para trazerem inteligência aos sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica”, explicaram os pesquisadores responsáveis pelo estudo.

A XIV Conferência Brasileira sobre Qualidade de Energia Elétrica aconteceu remotamente entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro. O trabalho completo do aluno Guilherme Kenzo Mori pode ser acessado nos anais do evento (clique aqui e confira).

Informações: Prof. Erick Akio Nagata.
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
Revisão de texto: ASCOM - Poços de Caldas