Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Edital > Extensão > Edital - Seleção de Alunos para o Curso FIC "Instalador de Sistemas Fotovoltaicos"
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 14 de Março de 2024, 16h43 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 11h36 | Acessos: 295

Edital de Processo Seletivo Simplificado - 1º Semestre de 2024

INSCRIÇÕES PARA ALUNOS EM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) 

“INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS” - 2024/1º SEMESTRE

VAGAS REMANESCENTES (Vagas não preenchidas do Edital 3/2024)

 


    O Diretor-Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas, pelo presente edital, torna pública a abertura de inscrições para vagas remanescentes, no período de 14/03/2024 a 17/03/2024,  para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na modalidade presencial "ELETRICISTA DE SISTEMAS DE ENERGIA “INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS”", no âmbito do Programa Qualifica Mais EnergIFE, a ser ofertado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.

1. As informações sobre o curso e número de vagas remanescentes estão disponíveis no Anexo I deste edital.

2. As inscrições, bem como os cursos FIC do IFSULDEMINAS são totalmente gratuitos.

3. Pré-requisitos, carga horária, modalidade e link para inscrição:

CURSO

CARGA HORÁRIA E MODALIDADE

PRÉ-REQUISITOS

"ELETRICISTA DE SISTEMAS DE ENERGIA “INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS”"

200 horas presenciais


1.Ter interesse profissional na área elétrica e na instalação de sistemas fotovoltaicos, com Ensino Médio Completo); 

2.Ter 18 anos ou mais de idade.

3. Possuir um e-mail válido; 

4. Portar número do CPF;

5. Preencher corretamente os dados requeridos no link para inscrição.

LINK PARA INSCRIÇÃO

https://suap.ifsuldeminas.edu.br/inscricoesfic/efetuar_inscricao/983/


4. O candidato receberá no seu e-mail um comprovante da inscrição.

5. Ao estudante regularmente matriculado será fornecido o Auxílio Estudantil, com objetivo de subsidiar parte dos gastos do estudante com alimentação e transporte no decorrer do curso. O auxílio estudantil será fornecido diretamente ao estudante, em conta bancária própria, conforme os dias frequentados e pagos em duas parcelas, sendo uma na metade e outra no final do curso. O auxílio estudantil será calculado por dia frequentado, registrado na lista de presença. 

6. Se constatada alguma irregularidade ou informação inverídica na conferência da documentação enviada pelo aluno, como idade ou escolaridade mínima insuficientes, o aluno será desligado do curso ou não receberá certificação. 

7. Caso não seja preenchido o número de vagas disponibilizadas neste edital, poderão ser realizadas novas chamadas posteriormente aos candidatos excedentes, no site portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br e poderá haver contato por e-mail e ou whatsapp informado pelo candidato na ficha de inscrição 

8. O presente edital seguirá o seguinte cronograma:

Período de Inscrições

14/03/2024 a 17/03/2024 

Sorteio e divulgação da lista dos candidatos classificados 

18/03/2024

Convocação para o curso  “INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS”


18/03/2024

10. A forma de seleção será por "Sorteio Eletrônico", a ser realizado no dia 18 de março de 2024  pelo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). 

11. O IFSULDEMINAS divulgará a lista dos candidatos contemplados no endereço eletrônico portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br no dia 18 de março de 2024, bem como a lista de candidatos excedentes.

12. Para receber o certificado, o estudante deverá atingir no mínimo 60% de aproveitamento e frequência mínima de 75%. Como o curso teve o seu início em 27/02/2024, atividades de reposição serão ministradas para que todos os alunos possam acompanhar o andamento curso sem prejuízo.

13. O candidato deve acompanhar todas as informações através do site do IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas (portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br) e de seu e-mail e ou whatsapp cadastrado no ato da inscrição. 

14. No ato da inscrição, o candidato deverá declarar sua concordância com o Edital e, consequentemente, com o Termo de Compromisso, Anexo II deste edital.

15. O certificado será disponibilizado para o concluinte até 30 dias após o término do curso via e-mail informado no ato da inscrição e o estudante deverá fazer o download do mesmo.

16. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

14. Casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do curso FIC Instalador de Sistemas Fotovoltaicos do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.


Poços de Caldas, 13 de março de 2024.


Rafael Felipe Coelho Neves
Diretor-Geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas

ANEXO I
INFORMAÇÕES ADICIONAIS E CRONOGRAMA DO CURSO

"ELETRICISTA DE SISTEMAS DE ENERGIA “INSTALADOR DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS”"

Modalidade: Presencial -IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas.             

Carga horária total: 200 horas

Início: 27/02/2024                                                      Previsão de término: 04/07/2024

Horário das aulas: Das 19h00 às 22h35 (terça a quinta-feira) e com aulas práticas em alguns sábados durante o dia.

Número de vagas: 8                                                                       Datas: abaixo.

Objetivos do Curso:

Formar profissionais para especificar, instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas técnicas e procedimentos técnicos e regulamentares, garantindo qualidade e segurança da instalação dos sistemas fotovoltaicos com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando o meio ambiente.

Pré-requisito: Ter concluído o Ensino Médio e idade mínima de 18 anos.

Perfil profissional e áreas de atuação: O Eletricista de Sistemas de Energia desenvolverá competências que o permitam analisar o projeto e preparar os trabalhos a serem realizados. Este profissional executa a instalação, participa no comissionamento com o seu supervisor, realiza manutenção preditiva e corretiva de sistemas fotovoltaicos e redige relatórios simples e/ou utiliza checklists. O papel do Eletricista de Sistemas de Energia é o de auxiliar o técnico ou o engenheiro supervisor.

Tema do módulo

Descrição da atividade

Data de início/término

Carga horária

Matemática Básica

Disciplina teórica para apresentar aos alunos os conceitos sobre matemática básica.

20/02/2024 - 04/07/2024

33,33

Eletricidade Básica Aplicada a Sistemas Fotovoltaicos

Disciplina teórico-prática para permitir que os alunos possuam os conhecimentos básicos de eletricidade para trabalhar com sistemas fotovoltaicos

20/02/2024 - 04/07/2024

16,60

Fundamentos & Tecnologia Solar Fotovoltaica

Disciplina teórica para apresentar aos alunos os conceitos sobre irradiação solar, efeito fotovoltaico e tecnologias disponíveis

20/02/2024 - 04/07/2024

66,60

Sistemas Fotovoltaicos: Isolados, Conectados à Rede, Híbridos, Bombeamento de Água

Disciplina teórico-prática para que os alunos possam conhecer as diversas configurações de sistemas fotovoltaicos, formas de conexão e dimensionar sistemas FV 

27/03/2024 - 04/06/2024

33,33

Medidas de Segurança do Trabalho Aplicadas ao Setor Fotovoltaico

Disciplina teórica para apresentar aos alunos os principais tópicos sobre segurança no trabalho com sistemas fotovoltaicos

20/02/2024 - 01/04/2024

16,60

Montagem de Sistemas Fotovoltaicos

Disciplina prática para possibilitar que os alunos instalem e deem manutenção em sistemas fotovoltaicos de diferentes configurações

20/02/2024 - 04/07/2024

16,60

ANEXO II
TERMO DE COMPROMISSO DO ALUNO DE CURSO FIC

Declaro que atendo aos pré-requisitos exigidos para o curso no qual me inscrevi. Uma vez selecionado, através deste Edital, estou ciente de assumir os seguintes compromissos:

1. Participar integralmente das atividades do curso e cumprir todos os requisitos educacionais regulamentares.

2. Cumprir as normas regimentais da instituição de ensino.

3. Em caso de desistência, comunicar à Coordenação de Extensão, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , podendo ficar impedido de participar de um novo curso até a conclusão da turma.

4. Estou ciente de que, para a conclusão do curso e obtenção de certificado, é necessário obter aproveitamento mínimo de 60% (sessenta por cento) e frequência maior ou igual a 75% (setenta e cinco por cento) no curso.

5. Estou ciente de que o descumprimento dos deveres expressos neste Termo pode ensejar o cancelamento da minha matrícula e/ou não recebimento do certificado.

6. Termo de Consentimento de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018): Ao utilizar nossos serviços, você declara expresso consentimento para coletarmos, tratarmos e armazenarmos dados sobre você quando julgarmos necessários à prestação de nossos serviços.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital-09-2024.pdf)edital-09-2024.pdf79 kB18:11 14/03/2024
Fazer download deste arquivo (Resultado Edital Vagas Remanescentes.pdf)Resultado Edital Vagas Remanescentes.pdf61 kB11:33 18/03/2024
registrado em:
Fim do conteúdo da página