Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 10h47 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 15h57 | Acessos: 4431

Técnico em Edificações (Subsequente ao Ensino Médio)

edificacoes 2 internaO curso Técnico em Edificações proporciona uma formação educacional profissional ampla voltada para à área de projetos e obras de edificações, de tecnologias e de materiais de construção civil, bem como nas áreas administrativas e de planejamento. Dessa maneira, o Técnico em Edificações estará apto a atuar como profissional liberal, junto à direção geral de empresas que atuam na área de construção civil, como as empresas de projetos, fábricas de insumos e de elementos industrializados, empreiteiras de mão-de-obra, construtoras, incorporadoras, distribuidoras de materiais, empresas de fiscalização e laboratórios.

A formação humanista e empreendedora do estudante é enfatizada através das atividades exercidas pelas componentes curriculares, que procuram desenvolver a compreensão da dimensão humana nas relações de trabalho, bem como o espírito da criatividade, da inovação e da visão de negócios.

As componentes curriculares presentes ao longo da organização curricular, bem como as atividades pedagógicas propostas, são capazes e adequadas para preparar o estudante no acompanhamento de projetos e de obras de edificações.

Ao final do curso, o estudante estará capacitado a exercer na área da construção civil, as funções de Auxiliar Técnico de Execução de Projetos e Obras de Edificações, Auxiliar Técnico em Planejamento de Edificações, bem como as funções correlatas, na área da construção civil.

O modelo pedagógico do curso permite uma formação diferenciada do estudante, e dentro de competências profissionais identificadas para sua formação e atuação, capacita-o para:

i) Executar trabalhos e serviços técnicos projetados e dirigidos por profissionais de nível superior;
ii) Operar ou utilizar equipamentos, instalações e materiais;
iii) Fazer locação de projetos;
iv) Coordenar e conduzir equipes de instalações, execução e manutenção de obras;
vi) Treinar equipes de execução de obras e serviços técnicos;
vii) Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos e demarcações de lotes;
viii) Elaborar cronogramas e fazer orçamentos de materiais, equipamentos e mão-de-obra;
ix) Executar e fiscalizar ensaios de laboratório;
x) Aplicar corretamente as normas técnicas e fiscalizar obras, acompanhando e controlando os cronogramas;
xi) Assegurar a execução correta dos projetos arquitetônicos, estruturais, hidráulicos e elétricos e fazer a manutenção e recuperação das edificações;
xii Organizar e atuar em processos para licenciamento de projetos de edificações junto aos órgãos públicos e propor alternativas no uso de materiais e técnicas construtivas;
xiii) Desempenhar em cargo e função técnica;
xiv) Elaborar, interpretar e desenvolver desenho técnico de projetos diversos;
xv) Ensinar, pesquisar, analisar, experimentar, ensaiar e divulgar;
xvi) Padronizar, mensurar e fazer controle da qualidade;
xvii) Dar assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos especializados;
xxii) Instalar e gerenciar canteiros de obras;
xviii) Auxiliar o gerenciamento e fiscalizar a manutenção e restauração de edificações;
xix) Acompanhar o processo de sondagens para prospecção do solo e coleta de amostras para análises laboratoriais e dimensionar espaços físicos e instalações;
xx) Selecionar tipos de sinalização e dispositivos de segurança em canteiros de obras.

Duração do curso: Dois anos

Horário: 19h às 22h30

Assista aos vídeos!

Conheça mais sobre o curso Técnico em Edificações do IFSULDEMINAS!

Confira o recado do Prof. Paulo César e venha para o curso Técnico em Edificações (Subsequente), do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas!

No vídeo a seguir, saiba mais sobre o curso com a Profa. Karin Grillo.