Pesquisadores do IFSULDEMINAS publicam artigo sobre impacto das plantações de eucalipto nas comunidades de vespas sociais (Hymenoptera: Vespidae).
Três pesquisadores do IFSULDEMINAS acabam de publicar um artigo sobre vespas sociais (Hymenoptera: Vespidae) associadas a plantações de eucalipto, em um Campo de Altitude no Sul de Minas. O artigo consta da Revista Chilena de Entomologia (www.biotaxa.org). Os autores: Taiguara Pereira de Gouvêa e Marcos Magalhães de Souza (Campus Inconfidentes) e Mireile Reis dos Santos (Campus Poços de Caldas) fizeram um levantamento sobre as espécies de vespas existentes na região central de Poços de Caldas, entre 2020 e 2021, e os impactos ambientais do cultivo de eucalipto sobre os insetos.
Segundo os professores, “no Brasil, há pouca informação sobre as comunidades sociais de vespas nos Campos de Altitude, espécie nativa da Mata Atlântica, que está sendo alterada e reduzida em área por atividades como o cultivo de eucalipto”. O estudo teve como objetivo inventariar as espécies de Polistinae (Vespidae) presentes em um Campo de Altitude, associadas a plantações de Eucalyptus em Poços. O trabalho foi realizado no Morro do Ferro, região central do Planalto poços caldense, utilizando busca ativa e armadilhas. Treze espécies de vespas sociais foram registradas, sendo encontradas em áreas agrícolas, pastagens e plantações da espécie de árvore. Entre as observações está que a substituição de campos naturais por monoculturas, especialmente eucalipto, deve ser evitada e reduzida, pois pode causar perdas gerais na biodiversidade, incluindo espécies endêmicas desses ambientes.
ASCOM - Poços de Caldas
Foto: Salvador Vitanza (extraída da internet)
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 02/05/2023.
Redes Sociais