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Publicado: Segunda, 24 de Abril de 2023, 08h49 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 16h36 | Acessos: 1942

Licenciatura em Letras - Português (EaD)

capa de curso

Ao abranger fatores relacionados à Língua Portuguesa, à Literatura e aos Fundamentos da Educação, o curso de Licenciatura em Letras - Português (EaD) tem como pretensão assegurar uma formação de professores que se constituam como indivíduos inseridos na sociedade que compõem, compreendendo o ensino de língua e de literatura em suas dimensões políticas, sociais, históricas, linguísticas, culturais, estéticas, discursivas e interacionais. Trata-se, pois, da compreensão desses docentes como atores sociais, políticos e culturais responsáveis, capazes não apenas de promover a ampliação de letramentos, mas de intervir na realidade de seus alunos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Clique aqui e confira o Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

A criação do curso de Licenciatura em Letras - Português na modalidade a distância resulta, a um só tempo, do reconhecimento desse campo do conhecimento como sendo essencial à formação integral dos cidadãos brasileiros, e do desejo genuíno de priorizarmos a qualificação de profissionais da área de Língua Portuguesa e Literatura para atuarem na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), haja vista a observação da carência desses docentes na região Sul/Sudeste do estado de Minas Gerais. 

Além de figurar como uma oportunidade significativa de implantação do curso de Licenciatura em Letras - Português, o estabelecimento da parceria entre o IFSULDEMINAS e a UAB possibilita à instituição intensificar a sua atuação na Educação a Distância. Essa ação é de suma importância, uma vez que permite contemplar, como parte do público-alvo do Campus Poços de Caldas, discentes que precisam permanecer no mundo do trabalho, assim como necessitam de horários e espaços mais flexíveis de estudo, reforçando o compromisso social do IFSULDEMINAS. 

Nesse prisma, o curso de Licenciatura em Letras - Português é centrado nas questões relativas à formação de profissionais para atuarem na área do ensino de Língua Portuguesa e Literatura que sejam capazes de utilizar as tecnologias digitais como ferramentas metodológicas.

A proposta pedagógica do curso de Licenciatura em Letras - Português parte da valorização da formação do professor como profissional de ensino, pesquisa e extensão que deve possuir sólida formação científica, humanística e ética. Os princípios norteadores da concepção e da organização didático-pedagógica do curso estão inseridos em uma perspectiva pluralista, crítica, integradora e dialógica. Assim, têm-se como características inerentes ao processo de ensino-aprendizagem o diálogo, a integração do conhecimento, o exercício da criticidade, a curiosidade epistemológica, a busca da autonomia intelectual do discente e a existência de variados recursos tecnológicos digitais como mediadores da interação. 

Tendo em vista as aceleradas transformações culturais, sociais e científicas do mundo contemporâneo, a habilitação em Letras Português - licenciatura - consiste em um componente fundamental dos conhecimentos que permitem aos discentes a assimilação crítica e consciente da língua e da literatura do próprio país. Portanto, não se trata de atribuir um valor instrumental ao trabalho pedagógico com a linguagem, mas de enfatizar o seu papel ativo na assimilação dos conhecimentos e na atuação no mundo. 

No que tange aos aspectos pedagógicos, o curso de Licenciatura em Letras - Português tem como premissas a articulação dos saberes e capacidades, o trabalho interdisciplinar, a adoção de dispositivos que possibilitem a relação entre teoria e prática, bem como a implementação de processos avaliativos formativos e permanentes. Nessa ótica, as metodologias de trabalho partem da experiência concreta do estudante, haja vista a concepção do fazer pedagógico como um processo de assimilação contínua cujo caráter é sócio-histórico. 

A proposta pedagógica do curso visa a garantir a participação dos alunos em atividades que viabilizem a vivência da profissão docente desde o início do curso, tais como: participação em projetos de pesquisa que tenham como objeto de estudo aspectos relativos à formação teórica do professor, ao processo de ensino-aprendizagem ou à Educação Básica; participação em projetos de extensão, cujas ações são efetivadas em instituições educativas formais e não formais; estudos de casos, promoção de seminários temáticos, realização de atividades interdisciplinares e transversais, etc. 

Portanto, as práticas pedagógicas propostas ao longo do curso têm seus alicerces nos paradigmas que se seguem: 

● rompimento com a fragmentação do conhecimento, de modo a minimizar a especialização excessiva; 

● promoção da reflexão acerca do caráter ético e humanístico do professor, de forma a enfatizar a sua responsabilidade social; 

● inclusão de atividades complementares, de maneira a permitir o desenvolvimento de ações interdisciplinares e de abordagem de temas emergentes nas áreas de conhecimento; 

● efetivação de estágios curriculares sequenciados a partir da segunda metade do curso, sob supervisão docente, fomentando a relação entre teoria e prática;

● participação de projetos de pesquisa e de extensão passíveis de contribuir para a assimilação de conhecimentos e capacidades relativas à formação docente e/ou com a finalidade de aprofundar conteúdos tratados nos componentes curriculares; 

● dinamização das relações entre os acadêmicos e a comunidade, assim como a divulgação da produção científica docente e discente; 

● desenvolvimento de estratégias que assegurem um ensino de qualidade; 

● configuração de espaços e ações de formação continuada.

Tendo por base os referidos princípios, o curso de Licenciatura em Letras - Português pretende com a implementação de sua Matriz Curricular: 

● possibilitar o aprofundamento de estudo das ciências e da tecnologia, no âmbito das áreas de códigos e linguagens, sociedade e cultura, buscando a assimilação do conhecimento por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão; 

● privilegiar a produção e a assimilação do conhecimento de maneira sistematizada, partindo da reflexão, do debate e da crítica, em uma ótica criativa e interdisciplinar; 

● trabalhar o conhecimento em termos de prática, discussão, reflexão, dúvida, problematização, compreensão e crítica do que é oferecido pela observação e pela experiência do mundo físico e social, assim como pelas mídias tecnológicas digitais disponíveis. 

No que se refere à legislação vigente, o Projeto Pedagógico do Curso baseia-se nas seguintes diretrizes: 

● Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). 

● Parecer CNE/CES 492/2001, Diretrizes Curriculares de vários cursos, entre os quais, Letras. 

● Resolução CNE/CES 03/2007, de 02/07/2007, que dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula. 

● Resolução CNE/CES nº 18, de 13 de março de 2002 (DCN da Letras). 

● Resolução CNE/CP n°1/2012, que trata da Educação em Direitos Humanos. 

● Resolução CNE/CP n°2/2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior. 

● Resolução CNE/CES n° 1, de 11 de março de 2016, que define as diretrizes e normas nacionais para a oferta de programas e cursos de educação superior na modalidade a distância. 

● Resolução CONSUP nº 69/2017. 

● Resolução CONSUP n° 075, de 15 de dezembro de 2020.

O curso de Licenciatura em Letras - Português na modalidade EaD do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas tem por objetivo a formação de profissionais habilitados para o exercício reflexivo, crítico e competente da docência, bem como de atividades de pesquisa e extensão nas diferentes subáreas do conhecimento relativas ao Português e à Literatura. 

A pretensão do curso é que o licenciado se aproprie de um tipo de repertório linguístico, metalinguístico, literário e cultural, que lhe possibilite articular eticamente diferentes questões da língua portuguesa e de suas respectivas literaturas no ensino, tendo em vista as demandas de sua comunidade. A formação proposta busca, em uma perspectiva humanística, qualificar os futuros profissionais para a prática docente enquanto ação sociopolítica comprometida com os princípios democráticos de uma educação crítica e reflexiva.

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