Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 14 de Janeiro de 2019, 07h27 | Última atualização em Terça, 23 de Janeiro de 2024, 17h28 | Acessos: 4600

Licenciatura em Geografia

logo geografia ifsuldeminasO curso de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas prevê a formação de um profissional atento às demandas de seu tempo no que diz respeito às novas metodologias e tecnologias de representação e interpretação do espaço Geográfico. O objetivo é oferecer à sociedade profissionais críticos capazes de interpretar, com método e espírito científico, as organizações espaciais decorrentes das relações homem/natureza em suas diferentes configurações territoriais e ambientais, desempenhando suas funções na regência de aulas nos diversos níveis e formas de ensino e nas atividades de pesquisa e extensão correlatas à Geografia e áreas afins.

Para tanto, o curso oferece ao aluno, além do conteúdo teórico, ampla carga horária de atividades práticas desenvolvidas sob a forma de visitas técnicas, atividades em campo, elaboração e apresentação de seminários, construção de materiais didáticos, entre outros.

O profissional

geo interna siteDe maneira geral, o Licenciado em Geografia está capacitado para o ministério dos conteúdos atinentes à Geografia e áreas afins; para a realização de assessoria pedagógica em Geografia e áreas afins; para o desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação e ensino de Geografia e educação brasileira; para a atuação na pesquisa nas áreas da Geografia Física e Geografia Humana; para a atuação como educador ambiental junto a empresas e organizações não-governamentais (ONGs).

Dados do curso

Nome do curso Geografia
Modalidade Licenciatura
Local de funcionamento IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas - Avenida Dirce Pereira Rosa, 300
Ano de implantação 2015
Habilitação Licenciado em Geografia
Turno de funcionamento Noturno
Número de vagas 35
Forma de ingresso SISU/Vestibular
Periocidade da oferta  Anual
Duração do curso Mínima: 4 anos e Máxima: 8 anos
Aula teórica 2.067 horas
Aulas práticas 435 horas
Carga horária total 3.601 horas
Hora-aula 50 minutos
Estágio curricular 400 horas
Trabalho de Conclusão de Curso  120 horas
Carga horária total 3.222 horas

 

Assista aos vídeos!

Como é estudar Geografia no IFSULDEMINAS? Descubra neste bate-papo do Prof. Rafael Neves com a aluna Mariana.

No vídeo a seguir, confira o recado da Profa. Dra. Luciana Nascimento e venha para o curso superior gratuito de Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas!

 

Conheça alguns professores pesquisadores do curso!

A seguir, conheça alguns professores pesquisadores da Licenciatura em Geografia do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, aptos a orientarem os alunos em projetos de pesquisa e extensão. Clique nas imagens para ampliá-las. E, para mais informações sobre os docentes do curso, clique aqui.

Saiba por onde andam nossos ex-alunos!

Muitos dos ex-alunos da Licenciatura em Geografia do Campus Poços de Caldas já ingressaram em ótimos programas de pós-graduação. Outros estão atuando na área. Clique nas imagens para ampliá-las e saber mais. E, para acessar as notícias sobre os egressos do curso, clique aqui.

Fim do conteúdo da página