Plano de ação da Coordenação de Curso 2017/2018
A Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é, atualmente, a Professora Jane Piton Serra Sanches (Portaria n° 62 de janeiro de 2017). A professora Jane é docente do IFSULDEMINAS desde 2010, sendo vinculada ao curso de Ciências Biológicas desde sua concepção, tendo sido uma das docentes que propuseram o curso e participaram da criação de seu primeiro Projeto Pedagógico. Possui Doutorado em Biologia Animal, obtido no ano de 2010 pela UNESP. A vice-coordenadora é a Professora Isabel Ribeiro do Valle Teixeira. A professora Isabel é docente do IFSULDEMINAS desde 2010, sendo vinculada ao curso de Ciências Biológicas desde seu início em 2015. Possui Doutorado em Entomologia, obtido no ano de 2002 pela USP.
A Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem seus objetivos e funções explicitadas no “Regimento para o Pleito de Coordenador do Curso de Ciências Biológicas do campus Poços de Caldas” (Anexo I). Entre suas principais funções encontra-se a articulação entre o corpo docente do curso, seus discentes e a Gestão, promovendo uma sinergia entre esses grupos sempre pautada pelo Projeto Pedagógico do Curso, bem como pelas resoluções e normatizações internas.
Nesse documento são apresentadas as ações planejadas pela Coordenação do Curso e que serão realizadas ao longo do tempo em que essa coordenação tiver seu mandato, que compreende os anos de 2017 e 2018. Para atender às demandas da Coordenação de Curso, a coordenadora dedica 10h presenciais de sua carga horária semanal.
AÇÕES:
1- Apoio à Coordenação de Extensão ao estabelecimento de parcerias para realização de estágios (obrigatórios e não obrigatórios) e atividades de pesquisa e extensão do Curso.
Desenvolvimento da ação:
2- Manutenção e atualização do grupo do curso de Ciências Biológicas nas redes sociais, possibilitando acesso a informações importantes sobre o curso, disciplinas e troca de conhecimento científico.
Desenvolvimento da ação:
3- Divulgação do Curso por meio de promoção de parcerias com outras instituições de ensino a partir de eventos que promovam a visibilidade do Curso junto à comunidade local.
Desenvolvimento da ação:
IFSULDEMINAS participa da primeira edição do Pint Of Science em Poços de Caldas
Equipe do Terra da Gente flagra evento raro acompanhada por professora e estudante do Campus
Campus Poços de Caldas abre as portas para a comunidade!
Crianças da escola Criativa Idade visitam Laboratório de Biologia do Campus
Campus Poços de Caldas recebe cerca de 500 alunos durante a IV Mostra de Profissões
4- Promoção, organização e divulgação da Semana da Biologia.
Desenvolvimento da ação:
Primeira Semana da Biologia - IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
5- Divulgação da profissão do biólogo e do docente em Biologia/Ciências junto ao corpo discente do Curso por meio de palestras com profissionais biólogos.
Desenvolvimento da ação:
Ciências Biológicas recepciona alunos novatos com palestras de professores convidados
Pesquisador de universidades estrangeiras apresenta seus experimentos com insetos
6- Realização, enquanto presidente, de reuniões periódicas com o Núcleo Docente Estruturante e Colegiado para avaliação dos dados levantados no questionário da Comissão Própria de Avaliação do IFSULDEMINAS.
Desenvolvimento da ação:
- Atas arquivadas na coordenação de curso
7- Realização, enquanto presidente, de reuniões com o Núcleo Docente Estruturante do Curso e Colegiado do curso para avaliação do Projeto Pedagógico do Curso, de sua adequação perante o perfil de formação do egresso e também das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Desenvolvimento da ação:
- Atas arquivadas na coordenação de curso
8- Reuniões, enquanto presidente, periódicas do Colegiado de Curso para avaliação e aprovação de planos de ensino e para deliberação sobre os casos que são encaminhados ao Colegiado.
Desenvolvimento da ação:
- Atas arquivadas na coordenação de curso
9- Participação em reuniões de coordenadores de curso convocadas pela CEN/DEPE ou Direção-Geral.
Desenvolvimento da ação:
- Atas arquivadas nas direções e coordenações
10- Gestão financeira e Organização das visitas técnicas do curso.
Desenvolvimento da ação:
- Planilhas e documentos arquivados nos sistemas institucionais e com a coordenação de curso.
11- Auxílio e Incentivo aos discentes em participação de atividades institucionais de capacitação e promoção do profissional, como intercâmbios, eventos, cursos e treinamentos, dentre outros.
Desenvolvimento da ação:
Estudante do curso de Ciências Biológicas realiza intercâmbio no Peru
Geografia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental visitam o Parque Estadual de Cananeia
Estudante de Biologia e técnico de laboratório realizam treinamento no INPA em Manaus
12- Gestão dos recursos financeiros destinados pelo campus para compra de equipamentos e materiais para o curso.
Desenvolvimento da ação:
- Planilhas e documentos arquivados nos sistemas institucionais e com a coordenação de curso
13- Reunião com alunos para avaliação do trabalho da coordenação, bem como para ouvir críticas e sugestões em relação ao curso e esclarecimento de dúvidas.
Desenvolvimento da ação:
- Atas arquivadas nas direções e coordenações
14- Acompanhamento das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) junto aos alunos assistidos no curso.
Desenvolvimento da ação:
- Atas e documentos arquivados com o NAPNE
15- Organização e guarda dos documentos do curso: Projeto Pedagógico, ATAs das reuniões de NDE, Colegiado e com discentes. Acompanhamento da organização e guarda de outros documentos de responsabilidade da Secretaria de Registro Acadêmico: planos de ensino, diários de classe e pastas dos alunos.
Desenvolvimento da ação:
- Documentos arquivados com a coordenação de curso
16- Trabalho administrativo: assinatura de documentos de estágio, dispensa e aproveitamento de disciplina, trancamento de curso ou disciplina, pedido de transferência, homologação de grade curricular, homologação de ponto docente, problemas com uso do sistema acadêmico, acompanhamento de alunos com necessidades especiais, gerenciamento de pedidos de regime domiciliar ou reposição de atividades por atestado médico, montagem de horário semestral, organização do preenchimento dos planos de ensino e diários de classe, questões relacionadas aos laboratórios que o curso utiliza, e atendimento a todas as demais demandas geradas pelo público externo, discentes, docentes, técnicos administrativos, coordenações e direções.
Desenvolvimento da ação:
- Documentos arquivados com a coordenação do curso ou nos demais setores e coordenações atendidos.
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