Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 15h11 | Última atualização em Quarta, 03 de Janeiro de 2024, 15h15 | Acessos: 389

Alunos do Campus Poços de Caldas recriam conferência da ONU e aplicam conceitos de economia

Como erradicar a fome e garantir o desenvolvimento econômico dos países subdesenvolvidos? Esta foi apenas umas das questões debatidas pelos alunos do 2º semestre do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, durante a atividade “MINIONU” desenvolvida nas aulas de “Noções de Economia” ministradas pelo Prof. Thiago Marçal.

1

Em sala, os alunos simularam a Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, promovida em 2002 pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Monterrey, no México, e que reuniu dirigentes de mais de 50 países e representações de organizações internacionais. “No projeto da MINIONU, a gente pega uma resolução da ONU de um determinado ano. Essa resolução traz um tema, no nosso caso foi a de Monterrey de 2002. Então, os alunos tiveram que procurar no próprio site da ONU o documento de posicionamento do país que representaram, estudar isso e defender o seus ideais no debate dentro da sala. Tivemos, então, toda a discussão de ideias de como resolver os problemas mundiais. A atividade foi desenvolvida durante três semanas, envolvendo diplomacia, postura, debate em público e mesa redonda. Foi uma maneira que a gente encontrou dentro da aula de Noções de Economia dos alunos praticarem a teoria. Então, durante o semestre a gente desenvolveu alguns conceitos de economia e macroeconomia, economia circular e, durante a MINIONU, foi a aplicação prática dessa matéria”, explicou o Prof. Thiago Marçal.

Na “MINIONU”, os discentes do IFSULDEMINAS tiveram que encontrar e defender formas de solucionar questões globais, como a erradicação da fome e da pobreza, quais instituições ou países devem ser incumbidos de financiar o desenvolvimento econômico dos países subdesenvolvidos, e como resolver a dívida externa.

Confira algumas fotos!

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 08/12/2023.

 

Fim do conteúdo da página