Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 10h16 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 18h02 | Acessos: 1906

Mercado de eletrificados (veículos 100% a bateria e híbridos leves) cresceu 47% no 1º semestre do ano.

Segundo Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado de eletrificados (veículos 100% a bateria e híbridos leves) cresceu 47% no 1º semestre de 2022, sobre o mesmo período de 2021. A associação diz ainda que, se o 2º semestre mantiver a atual tendência, o Brasil baterá novo recorde e emplacará este ano mais de 40 mil eletrificados. Em Poços de Caldas a tendência pela energia limpa e renovável é uma realidade, envolvendo uma parceria entre o Instituto Federal do Sul de Minas, a DME, Prefeitura Municipal, e PUC Minas, dentro do projeto “Poços + Inteligente”. Para isso, a cidade conta o primeiro eletroposto público de Minas, inaugurado recentemente na estação FEPASA. A obra também revitalizou o local, que ganhou ares modernos que se contrastam de forma respeitosa com o prédio tradicional local. Ali, moradores e turistas podem recarregar seus carros elétricos de forma gratuita.

Pesquisa de ponta
Carro elétrico 1O IFSULDEMINAS tem desenvolvido uma série de estudos que envolvem a energia limpa. Para isso, em parceria com a PUC MG, conta com laboratório de uso compartilhado para testes e Pesquisa e Desenvolvimento em mobilidade elétrica. Entre os levantamentos e análises estão os impactos que uma frota de carros elétricos pode causar na rede da DME e na cidade, por exemplo, e como se adequar para os tempos futuros.

Os recursos recebidos também possibilitaram a compra dos veículos (carro e 30 bicicletas elétricas), estruturação do laboratório, bem como de um contêiner escola dentro do campus Poços de Caldas. Nele, são ofertados cursos voltados a instalação e manutenção de painéis fotovoltaicos, capacitando centenas de pessoas por meio das práticas de Formação Inicial e Continuada (FIC) e especialização. Entre os resultados dos estudos dos pesquisadores do Instituto Federal estão a capacidade de hospedagem de veículos elétricos para alguns circuitos da rede de distribuição da concessionária. Os resultados obtidos, até o momento, demonstram que estes circuitos estarão aptos a hospedar os veículos elétricos para projeções de crescimento futuro. A metodologia desenvolvida servirá ao setor de planejamento da concessionária no contexto de redes inteligentes.

No ano passado, o laboratório de mobilidade elétrica foi responsável pela geração de 9094 kWh de créditos de energia elétrica por meio do seu sistema fotovoltaico. Os créditos são utilizados para a recarga de veículos elétricos nos eletropostos da PUC e Fepasa. Os dois realizaram, juntos, 64 recargas de veículos elétricos, totalizando um consumo de 837 kWh de energia. Ou seja, apenas 10% da geração de energia do laboratório foi utilizada para as recargas, totalizando um saldo de 8257 kWh de energia. No eletroposto da Fepasa mais de 75 % das recargas utilizaram o conector CCS, em corrente contínua.


ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 11/07/2022.

Fim do conteúdo da página