Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2023, 17h16 | Última atualização em Quinta, 21 de Setembro de 2023, 16h33 | Acessos: 807

Estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais conhecem instalações da Alcoa Poços de Caldas

Profissionais da empresa guiaram visita pela Fábrica e Parque Ambiental

A Alcoa Poços de Caldas abre mensalmente as suas portas para receber moradores, instituições e outros públicos de comunidades da região. No último dia 16 de agosto, foi a vez dos alunos(as) do 2º ao 6º períodos dos cursos superior e técnico de Administração do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Poços de Caldas participarem do Alcoa de Portas Abertas.

Estudantes conheceram de perto processos da Alcoa Poços de Caldas e o Parque Ambiental

A visita teve início com um café da manhã de boas vindas, onde 18 estudantes, acompanhados dos professores Sérgio Pedini e Sylvana Almeida, receberam orientações de segurança e conheceram detalhes sobre os processos de mineração e os produtos da companhia. Neste momento, o grupo também aprendeu mais sobre as ações do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation com as comunidades.

A recepção seguiu para um tour na Fábrica, em que os(as) convidados(as) passaram pelas áreas de Refinaria, Metal, Filtro Prensa e de Resíduos de Bauxita (ARBs), guiados(as) pelos profissionais Rodrigo Acúrcio, engenheiro de Processo da Refinaria; Giovana Thimoteo, estagiária de Relações Externas e Comunicação; e Elivelton Ferraz, analista de Comunicação Interna.

Sérgio Pedini, professor de Administração do IFSULDEMINAS, reforçou a importância da recepção para a vida profissional dos(as) acadêmicos(as). “Há uma necessidade de aproximação com as empresas, não só através de estágios, mas também de modo institucional. Conseguimos ver vários processos da Alcoa, como o destino de resíduos e a recuperação de áreas mineradas”.

Já o período da tarde foi destinado à educação ambiental com uma visita ao Parque Ambiental, onde o grupo fez uma trilha e conheceu o viveiro de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Para David da Silva, aluno do 6º período, a oportunidade superou expectativas. “Consegui esclarecer muitas dúvidas sobre o processo e todo cuidado social e comunitário. Essa visita me ensinou muito sobre gestão, organização e processos”, finaliza.

alcoa 3

Alunosas do IF Sul de Minas no Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas
Estudantes conheceram de perto processos da Alcoa Poços de Caldas e o Parque Ambiental

 

Sobre a Alcoa Poços de Caldas

A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com 1.200 colaboradores (diretos e indiretos), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio. Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. Conforme a estratégia de mineração de baixo impacto da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo. Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalada a primeira planta de filtração da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo. Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 30 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social.


 

Texto e fotos: FSB Comunicação/Alcoa Poços de Caldas.

Publicado em 21/08/2023.

Fim do conteúdo da página