Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias não publicadas > Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC)
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 21 de Julho de 2021, 16h26 | Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 17h28 | Acessos: 1639

Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC)

IMG 8685Inaugurado no dia 13 de dezembro de 2019, no segundo andar da biblioteca do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, o Centro de Divulgação e Popularização da Ciência (CDPC) é uma iniciativa conjunta entre IFSULDEMINAS e Autarquia Municipal de Ensino (AME). Atualmente, o CDPC é coordenado pela Profa. Luciana de Abreu Nascimento e desenvolve suas atividades com o apoio de estagiários, bolsistas e voluntários, do Mestrado ProfEPT, do Ensino Superior e, em breve, contaremos também com alunos do Ensino Médio. Desde sua inauguração, em dezembro de 2019, o CDPC tem se empenhado para promover a divulgação científica, fortalecer o ensino de ciências em escolas e projetos sociais de Poços de Caldas e despertar o interesse dos estudantes por meio de uma abordagem inovadora e interativa, incentivando sua participação ativa no processo de aprendizagem.

Nossa história é marcada pela parceria permanente, firmada em 2017, com a Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Caldas que possibilitou a aquisição de kits pedagógicos portáteis, móveis e equipamentos. Além disso, em 2022, o CDPC recebeu uma doação da Sicredi UniEstados de Poços de Caldas para reforçar e modernizar o acervo de experimentos da nossa Experimentoteca que são emprestados às escolas públicas e projetos sociais da cidade. Essas felizes parcerias fortalecem nosso projeto e contribuem para a popularização e o despertar do interesse dos alunos pela ciência e, ainda, para o desenvolvimento da nossa comunidade.

Valorizamos também a parceria com as escolas da região, pois é muito importante o diálogo constante com os educadores para identificar suas necessidades e adaptar nossas ações. Oferecemos, além dos experimentos, também planos de aulas que propiciam atividades práticas para complementar o ensino de ciências e estimular a participação dos alunos. Estamos planejando cursos e oficinas para os professores que poderão fortalecer sua formação e atualização sobre metodologias de ensino de ciências. Nossos cursos serão ministrados por especialistas da área e abordarão temas como práticas investigativas, uso de tecnologias no ensino de ciências e estratégias de motivação dos alunos.

Acompanhe o CDPC nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/cdpc.ifpocos

Instagram: https://www.instagram.com/cdpc.ifpocos/

Blog da Experimentoteca: https://experimentoteca-cdpc-ifpocos.blogspot.com/ 

Assista ao vídeo!

No vídeo, conheça um pouco do trabalho desenvolvido no CDPC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página