Página inicial > Notícias > Reunião do CONSUP

Reunião do CONSUP

Publicado: Quinta, 25 de Julho de 2024, 16h39 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2024, 10h13 | Acessos: 485

Campus Poços de Caldas recebe a sexta reunião do Conselho Superior do IFSULDEMINAS

7A sexta reunião ordinária do Conselho Superior do IFSULDEMINAS (CONSUP), gestão 2023-2024, aconteceu nessa quarta-feira (24/07), presencialmente no Campus Poços de Caldas, com transmissão na TV IFSULDEMINAS (assista à gravação). Os conselheiros estiveram reunidos para o debate e votação de pautas de interesse de todos os campi, como a criação de cursos e a aprovação das alterações nos calendários acadêmicos após a greve (confira a pauta completa).

O reitor do IFSULDEMINAS, Prof. Cleber Ávila Barbosa, deu as boas-vindas a todos e destacou as diversas ações do Instituto Federal, como a implantação do novo campus na cidade de Itajubá. Citou as diversas obras nos campi e os recursos vindos de emendas e outras fontes. Mencionou os últimos concursos públicos e as ações de auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Afirmou também que o Programa Pé de Meia já atende 470 estudantes com o auxílio de R$ 200,00 mensais e que o IFSULDEMINAS já está dando andamento às novas edições do Programa Mulheres Mil, IF Mais Empreendedor, e Capacita Sul de Minas. O reitor enfatizou a importância do Prepara IFSULDEMINAS, que teve 600 inscritos e a seleção de 40 alunos em cada campus para as aulas de preparação para o processo seletivo do IF. Comentou sobre a oferta de bolsas de iniciação científica e de cursos da UAB. Por fim, falou dos próximos eventos, como os JIFs, a Jornada Científica, e os vestibulares da instituição.

3O diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, saudou a todos e salientou as obras do Campus, como a construção do almoxarifado químico, ampliação do Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (LEFEER), implantação de mais duas salas de aulas modulares e reforma dos telhados. Falou sobre a construção do primeiro bloco da Cidade da Inovação, que soma mais de R$ 3 milhões de recursos investidos em estúdio de gravação profissional, espaço de coworking para incubação de empresas e startups, ampliação do Espaço Maker, além de laboratório e escritório para o impulsionamento da Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica. Rafael frisou ainda o edital para fornecimento de alimentação para os alunos dos cursos superiores, que vem garantindo maior êxito nos estudos principalmente para os discentes mais vulneráveis. Outra ação destacada pelo gestor é a distribuição gratuita de lanches do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) distribuídos para todos os alunos dos cursos superiores noturnos.

O diretor de Desenvolvimento Educacional, Prof. Mateus dos Santos, abordou as alterações nos calendários acadêmicos, que consideraram principalmente o atendimento das demandas dos formandos dos cursos técnicos integrados, que participarão do Enem e processos seletivos. Mateus também comentou sobre o sucesso do Trilhas de Futuro, em parceria com o Governo de Minas, que atualmente oferta o curso Técnico em Administração, com a disponibilização de verba de R$ 20,00 para cada aluno por dia frequentado.

Aprovações do Campus Poços de Caldas

Entre as pautas discutidas e aprovadas durante a reunião do CONSUP, o Campus Poços de Caldas foi contemplado com a aprovação dos cursos Técnico em Brinquedoteca e Técnico em Desenvolvimento de Sistemas concomitantes ao Ensino Médio, que serão ofertados em 2025 por meio do Trilhas de Futuro. As reformulações dos calendários acadêmicos e o regulamento local do Mestrado ProfEPT também foram aprovados.

IMG 2809Visita às obras

Após a reunião, os conselheiros do CONSUP, guiados pelo diretor-geral do Campus Poços de Caldas, Prof. Rafael Felipe Coelho Neves, visitaram as obras iniciais da Cidade da Inovação, onde já foram implantadas quatro salas modulares que utilizam, como matéria-prima inovadora, madeira fossilizada sinteticamente. Também conheceram a nova sala do Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (LEFEER) e as duas salas de aulas que estão sendo instaladas próximas ao prédio de Eletroeletrônica.

O CONSUP

De caráter consultivo e deliberativo, Conselho Superior  do IFSULDEMINAS (CONSUP) é o órgão máximo do Instituto. É formado por representantes docentes, técnicos administrativos, discentes e egressos de todos os campi. Também compõem o CONSUP integrantes de entidades patronais, sindicais, de trabalhadores, além de representantes do setor público ou estatais e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), assim como os diretores-gerais dos campi, os ex-reitores e o atual reitor do Instituto. Para mais informações, clique aqui.

Confira algumas fotos da reunião do CONSUP e da visita às obras!