Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 17h27 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 17h24 | Acessos: 1331

Estudantes do Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica visitam Laboratório de Mobilidade Elétrica na PUC Minas

No último sábado, 24/09, os alunos do curso de Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, visitaram o Laboratório de Mobilidade Elétrica na PUC Minas, que é compartilhado entre PUC, DME e IFSULDEMINAS para o desenvolvimento de estudos de mobilidade elétrica do Projeto “Poços + Inteligente”.

2

Durante a visita, os estudantes do IF conheceram o sistema híbrido utilizado nas pesquisas. Tiveram a oportunidade de ver de perto o funcionamento do carro elétrico do projeto e até deram uma volta no veículo. Ao final, acompanharam como é a integração do laboratório com o automóvel elétrico.

O Prof. Bruno Carmelito explica que o laboratório compartilhado tem uma topologia pioneira no Brasil para recarregar carros elétricos. “Lá no laboratório, temos três fontes de energia: a solar, a rede da DME e um banco de baterias. Essas três fontes são utilizadas em conjunto para recarregar o veículo elétrico, de uma forma que miniminize os custos de recarga e não traga impactos na qualidade da energia fornecida pela rede da DME”, comentou o Prof. Bruno.

O Laboratório

1Dentro do Laboratório Compartilhado de Mobilidade Elétrica na PUC Minas, foi instalado um sistema de geração fotovoltaico com uma potência pico de 10kW. A energia fotovoltaica gera energia elétrica diretamente dos raios solares. Dessa forma, o sol é uma das fontes de energia para o recarregamento do carro e das bikes elétricas do projeto “Poços + Inteligente”.

As pesquisas em mobilidade elétrica do projeto possuem objetivos diversos, entre eles, o estudo dos impactos na rede da DME; o desenvolvimento e integração do sistema de recarga e compartilhamento de veículo elétrico (VE) e bicicletas elétricas; a criação de protótipo de monitoramento de perfil de motorista e autonomia do VE e propostas de alterações regulatórias. Para mais informações, acesse aqui.

Vestibular 2023/1º Semestre

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de ingresso no curso de Especialista Técnico em Energia Solar Fotovoltaica, do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, e para diversos outros cursos técnicos e superiores gratuitos do Campus. Todas as informações, editais e links para inscrições estão em nosso portal (clique aqui).


 

Texto: Ascom - Campus Poços de Caldas, com informações e fotos do Prof. Bruno Carmelito. 
Fim do conteúdo da página