Página inicial > Notícias > Ifsolares
Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 09h17 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 09h13 | Acessos: 1359

IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas consome ¼ da energia elétrica que utilizava em 2016.

1Contemplado com mais de R$ 1 milhão em recursos advindos do programa de pesquisa e desenvolvimento do DME Poços de Caldas, em chamada pública de projetos de pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o projeto IFSolares, implementado no IFSULDEMINAS - Campus Poços, dá frutos, graças às ações de eficiência energética. O campus, entre 2017 e 2021, teve os refletores dos postes e as lâmpadas fluorescentes dos prédios substituídos por outras 300 lâmpadas de LED, mais econômicas e menos danosas ao meio ambiente. Também foi instalada, no telhado da biblioteca, uma usina fotovoltaica, que passou a funcionar de maneira conjunta com a que foi implantada anteriormente por meio do projeto da reitoria IFSolar. Ainda foram colocados 12 medidores de energia na escola, tornando possível o monitoramento do consumo energético de cada prédio.

Numa segunda fase do IFSolares ocorreram ações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Para tal fase foi estruturado o Laboratório de Eficiência Energética e Energias Renováveis (LEFEER). Ao longo do processo de implementação do parque fotovoltaico, foram desenvolvidos e ofertados três cursos de Formação Inicial e Continuada; dois cursos de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos e um de Capacitação de Docentes em Sistemas Fotovoltaicos. O projeto envolveu estudantes de Engenharia de Computação, em projetos de iniciação científica.

Pesquisa e Desenvolvimento com os maiores do mundo

Segundo o professor Bruno Eduardo Carmelito, um dos coordenadores dos trabalhos, entre os objetivos dos trabalhos estão: "o estudo de impacto da qualidade da energia elétrica após implantação de geração distribuída, destacando o perfil de tensão no alimentador; carregamento do transformador, perdas, ilhamento, correção de fator de potência, entre outros itens técnicos”. Além disso, o laboratório é capaz de apoiar a aprendizagem, treinamentos e divulgação sobre sistemas fotovoltaicos. Com tais ações, o campus consome apenas 25% do que consumia em 2016, antes da implementação. O projeto propiciou ainda a parceria com a Fronius, maior fabricante de inversores fotovoltaicos do mundo, com a capacitação de professores e doação de equipamentos. 3

Bruno explica que "atualmente a energia gerada pelas usinas fotovoltaicas corresponde a uma economia em reais de mais de 50% dos gastos anteriores e que a parceria com a Fronius coloca o campus Poços de Caldas em destaque pelo mundo, sendo um ponto de apoio a instaladores que pretendem trabalhar com a marca".

2O  projeto IFSOLAR foi o marco introdutório do IFSULDEMINAS ao setor solar fotovoltaico. Por isso, o P&D recebeu o nome de IFSOLARES, dando continuidade às ações desenvolvidas na área. “A partir daí, foi possível a construção do laboratório e a abertura de cursos na área, algo que possibilitou a capacitação não só de alunos, mas de vários docentes. O projeto estreitou os laços com a concessionária de energia local e a SETEC/MEC, levando a futuras parcerias e verbas direcionadas à instituição”.

Projeto aprovado pela ANEEL permitirá ao DME uma série de estudos

O Projeto aprovado na chamada pública da ANEEL em 2016, batizado de IFSOLARES, atuou em duas áreas: P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e PEE (Programa de Eficiência Energética) e foi realizado em parceria com a DME Distribuição.

O P&D está no campo da Engenharia Elétrica, denominado Sistemas Elétricos de Potência e aborda alguns aspectos do Sistema de Distribuição de Energia e sua interação com os “Geradores Fotovoltaicos”, o que permitirá ao DME prever possíveis problemas, antever falhas dos sistemas de proteção e/ou redimensionar a infraestrutura para suportar a inclusão de novos sistemas fotovoltaicos. O campus detém atualmente a quarta maior usina fotovoltaica de Poços de Caldas, com a potência de 137,78 kWp.

As ações de pesquisa e eficiência energética foram concluídas, destacando-se como fruto da pesquisa o doutorado do coordenador do projeto, Prof. Ezequiel Lima. O trabalho propõe uma metodologia híbrida para o cálculo de capacidade de hospedagem de geração distribuída fotovoltaica em redes de distribuição, sendo publicado em revista internacional da área.

ASCOM - Poços de Caldas

Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial