Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Congresso de auditores
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 08h16 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 11h39 | Acessos: 644

Docente do campus Poços participa de Congresso Internacional sobre democracia e desenvolvimento.

A professora do IFSULDEMINAS – Campus Poços e coordenadora do ELITT local, Sylvana Cardoso da Silva e Almeida esteve em Salvador, onde participou do 6º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais. O tema deste ano foi: Democracia e desenvolvimento: a agenda para o futuro. O evento aconteceu de 12 a 15 de junho, sendo palco para discussões de questões fiscais sob a perspectiva da Democracia e do Desenvolvimento, com a preocupação de apontar soluções para o futuro.

WhatsApp Image 2022 06 20 at 16.21.16Participaram especialistas e autoridades portuguesas e brasileiras que se revezaram em diversos painéis. Entre os assuntos, o uso da tributação de fortunas no combate às desigualdades. Com mediação de Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, a palestra contou com participação do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal e vice-primeiro-ministro responsável pela coordenação econômica, investimento e exportações entre 2011 e 2015, Paulo Portas; e o titular da Cátedra Celso Furtado do Colégio de Altos Estudos da UFRJ, Paulo Nogueira Batista Júnior.

Paulo Nogueira defendeu o aumento da tributação sobre os super ricos. “O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos no mundo e temos um quadro de pobreza crescente. Enquanto isso, a minoria rica vive no paraíso, inclusive paraíso fiscal. O IPVA, por exemplo, não incide sobre os iates. Nosso sistema tributário viola o princípio que estabelece que aqueles que tem renda devem pagar proporcionalmente mais tributo”, defendeu.

Segundo a professora Sylvana, "os temas tratados são de relevância para o país e dizem respeito a todos os cidadãos, organizações especialmente porque impactam os recursos que financiam os gastos públicos. Esse conhecimento técnico atualizado é muito útil na docência, especialmente nas disciplinas lecionadas. Enquanto coordenadora  do ELITT, nos deparamos o tempo todo  com demandas ligadas a área de administração, relacionadas a identificação de oportunidades de isenções, renúncias tributárias etc".


Saiba mais sobre o Congresso!

 

Imagens e informações enviadas pela Profa. Ms. Sylvana Cardoso da Silva e Almeida
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Publicado em 21/06/2022.

registrado em:
Fim do conteúdo da página