Página inicial > Notícias > Atividades práticas
Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2022, 20h24 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 11h41 | Acessos: 923

Atividades práticas promovem o conhecimento entre alunos de Geografia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental

WhatsApp Image 2022 06 09 at 21.24.18 1No mês de junho, os alunos dos cursos superiores de Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental, do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, realizaram diversas atividades práticas.

No dia 04/06, os estudantes de Geografia e Gestão Ambiental estiveram em aula prática de campo, conhecendo aspectos do Morro do Ferro, região inserida no Planalto de Poços de Caldas. A integração ocorreu no contexto das disciplinas de Ecologia e Controle de Poluição, para a Gestão Ambiental; e Ecologia, para a Geografia. Na ocasião, os discentes puderam caminhar pelas matrizes de eucalipto e verificar a diversidade de insetos aquáticos nos riachos da bacia hidrográfica do Córrego dos Moinhos. Os alunos do curso de Gestão Ambiental ainda fizeram análises de água e solo para caracterização física e química e para verificar como os diferentes usos do solo impactam na qualidade da água e dos sedimentos. As coletas foram realizadas nas regiões próximas às nascentes e após o aterro controlado do município de Poços de Caldas.

Entre os dias 01/06 e 09/06, os estudantes de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas também realizaram visitas técnicas na Estação de Tratamento de Água, Estação de Tratamento de Esgoto de Poços de Caldas, Aterro Sanitário de Casa Branca, e Cooperativa de Reciclagem de Poços de Caldas (Coopersul). Os discentes puderam conhecer, em escala real, os temas estudados em sala de aula e laboratório, como as etapas que envolvem o tratamento de água para abastecimento e esgoto sanitário, o funcionamento e importância de uma cooperativa de reciclagem, o processo de compostagem também realizado pela cooperativa e a operação de um aterro sanitário.

Fotos da aula prática de campo no Morro do Ferro

Veja as fotos da aula prática de campo no Morro do Ferro. Clique nas imagens para ampliá-las.

Fotos das visitas técnicas

Confira, a seguir, as fotos das visitas técnicas na Estação de Tratamento de Água, Estação de Tratamento de Esgoto de Poços de Caldas, Aterro Sanitário de Casa Branca, e Cooperativa de Reciclagem de Poços de Caldas (Coopersul).

Imagens e informações enviadas pela Profa. Dra. Mireile Reis dos Santos.
Publicado em 10/06/2022.