Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Cafés Vulcânicos
Início do conteúdo da página
Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 09h08 | Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 11h43 | Acessos: 1937

Seminário sobre cafés vulcânicos reúne dezenas de produtores regionais no Campus Poços

WhatsApp Image 2022 06 08 at 08.37.27Na manhã desta terça, 07/06, dezenas de produtores, empresas ligadas à cafeicultura e autoridades locais e regionais estiveram no 1º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica, que acontece até quinta. A banda de música da 18ª Companhia de Polícia Militar de MG prestigiou os trabalhos, com a execução do Hino Nacional Brasileiro. O evento discutiu a indicação geográfica para os grãos, seu diferencial em qualidade, mercado, sustentabilidade e agregação de valor. A primeira palestra apresentou um case de sucesso sobre a produção de vinho no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Em um segundo momento, o Sebrae abordou a importância de projetos para o desenvolvimento territorial e, encerrando a manhã, a Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica apresentou as conquistas e desafios de seus cooperados ante um produto diferenciado, pelo qual tem trabalhado na divulgação e para o registro da indicação geográfica.

Para a produtora familiar poçoscaldense Sandra Aparecida Benelli Piva, “todo aprendizado é importante para aprimorar e evoluir o conhecimento e aumentar a produção. E um evento como esse nos dá tal oportunidade”.

Já o produtor paulista Clayton Mapelli de Oliveira, de São Sebastião da Grama, destacou que sua família está  há mais de 130 anos trabalhando com os grãos. “Nossa família veio da Itália e temos uma tradição com o plantio. Temos participado de diversos concursos de café com colocações positivas. Creio que o seminário contribui para que possamos melhorar nossos processos, aumentar nossa pontuação e para que possamos juntar cada vez mais os produtores e ir pra cima, com cafés de qualidade”.

O diretor executivo da Região Vulcânica, Ulisses Ferreira de Oliveira, destacou o crescimento da associação e a implantação de um aplicativo específico para os associados. “Nos fortalecemos muito nos últimos meses com a entrada de novos parceiros e, nessa semana, estamos lançando um aplicativo, pelo qual o agricultor - pelo celular - fará o cadastro da propriedade e da lavoura, de todas as práticas de colheita e pós, além dos lotes de comercialização”.

Na parte da tarde, os temas foram sobre o solo vulcânico e suas especificidades, bem como seu manejo, além das diversas oportunidades para a região. Nesta quarta, o evento continua com workshops, palestra, rodada de negócios, encontro de prefeitos da região e finaliza na quinta, com visitas de campo. WhatsApp Image 2022 06 08 at 08.37.25

Saiba mais sobre a Associação

A Associação dos Produtores de Café da Região Vulcânica é composta por 12 municípios na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, sendo: Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, do lado de paulista; e Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas, Poços de Caldas e Andradas, do lado mineiro.

Atualmente, são mais de 460 produtores vinculados à Região Vulcânica, seis associações, uma cooperativa, três torrefações e quatro exportadoras. A previsão é chegar a 1.000 produtores até o final de 2022, segundo a instituição.

O 1º Seminário de Cafés da Região Vulcânica contou com o apoio do IFSULDEMINAS, Emater, Sebrae Minas e SP, Prefeitura Municipal, da Associação dos produtores da região, além de diversas empresas e cooperativas.

Realizadores

» Região Vulcânica
» IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas
» SEBRAE
» EMATER - MG
» Café Poços
» Prefeitura Municipal de Poços de Caldas

Patrocinadores Ouro

» Cooperativa COOPAMA
» SICREDI
» Palini Alves
»BOURBON Specialty Coffees
» CAFÉ CALDENSE

Bronze

» SMC - Specialty Coffees
» Max Tec - Soluções em Agronegócio


Apoio

» VILLAGE SÃO CAETANO
» SISTEMA FAEMG/SENAR
» AGENCIA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL - LESTE PAULISTA E SUL DE MINAS
» SAFETRACE
» CONFRARIA DO CAFÉ DO SUL DE MINAS
» COOPERATIVA AGRIPOÇOS

 

Fotos do dia 07/06/2022

 

Fotos do dia 08/06/2022

 

Fotos do dia 09/06/2022

 

 

IF na mídia

O 1º Seminário dos Cafés da Região Vulcânica, realizado no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, foi destaque nas emissoras de TV da cidade e da região. Assista às reportagens!

Design sem nome 15

 

 

ASCOM - Poços de Caldas
Facebook: https://www.facebook.com/ifpocosoficial
Instagram: https://www.instagram.com/ifpocosoficial/
YouTube: https://www.youtube.com/ifpocosoficial
Twitter: https://twitter.com/ifpocosoficial
Publicado em 08/06/2022.

registrado em:
Fim do conteúdo da página