Publicado: Sexta, 19 de Novembro de 2021, 19h33 | Última atualização em Segunda, 29 de Novembro de 2021, 17h31 | Acessos: 934

Professor do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas tem artigo utilizado em questão do Enade 2021

No último dia 14 de novembro, a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021 trouxe uma questão discursiva baseada em um dos mapas e artigo do professor do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira. A questão pedia para que os formandos dos bacharelados e licenciaturas em Geografia das universidades brasileiras explicassem a relação do transporte aéreo com as desigualdades regionais, além de elaborarem uma atividade didática sobre o assunto para o sétimo ano do ensino fundamental. Confira a seguir!

WhatsApp Image 2021 11 18 at 13.34.29

O artigo do Prof. Sérgio Teixeira utilizado no Enade foi produzido em coautoria da Profa. Dra. Adriana Maria Bernardes da Silva, trazendo parte dos resultados da tese de doutorado do Prof. Sérgio, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para o docente do Campus Poços de Caldas, a referência feita pelo Exame é um reconhecimento do seu trabalho. "Ao tratar da questão da desigualdade dos fluxos de passageiros e sua evolução no território nacional, por um lado, o INEP espera que os alunos percebam a heterogeneidade das densidades técnicas no Brasil, abordando a concentração nas metrópoles litorâneas e do Sudeste. Por outro lado, no item B, é necessário que o aluno consiga diagnosticar e explicar, por meio de uma atividade didática, que os efeitos da concentração têm decorrências sociais que promovem desigualdades severas no território. Sem dúvidas, explicar o tema complexo para alunos do sétimo ano do ensino fundamental é um desafio e tanto", explicou Sérgio.

Para quem quiser estudar o tema, os links do artigo referenciado e da tese do Prof. Sérgio Teixeira, que também aborda de forma crítica as privatizações no setor aeroportuário, seguem a seguir:

O Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Aplicado desde 2004 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

O Enade 2021 foi aplicado no último domingo, 14 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. A realização do exame contou com a presença de 489.958 estudantes e avaliou os concluintes de 8.009 cursos de 30 áreas do conhecimento. Os participantes tiveram quatro horas para resolver 10 questões de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e 30 de componente específico, próprias de cada área de avaliação. Para conferir os gabaritos e provas do Enade 2021, clique aqui.

Informações: Prof. Dr. Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira.
Texto final: ASCOM - Poços de Caldas
Publicado em 19/11/2021.