Página inicial > Notícias > Cursos estrelados
Publicado: Sexta, 05 de Novembro de 2021, 19h54 | Última atualização em Terça, 21 de Dezembro de 2021, 15h25 | Acessos: 1657

Três cursos superiores do Campus Poços de Caldas recebem 04 estrelas no Guia da Faculdade

Levantamento foi divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo após avaliação de cerca de 16 mil cursos espalhados pelo Brasil

Acesse o Guia da Faculdade

estrelados postTrês cursos superiores do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas receberam 04 estrelas (de um total de 05 estrelas) na edição deste ano do Guia da Faculdade, levantamento do jornal "O Estado de São Paulo" em parceria com a startup Quero Educação e divulgado no final do mês de outubro pelo periódico. Os cursos do Campus Poços de Caldas estrelados foram: Bacharelado em Engenharia de Computação, Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Geografia.

Para o Diretor de Desenvolvimento Educacional do Campus Poços, o Prof. Dr. Mateus dos Santos, a avaliação positiva do Guia da Faculdade mostra a qualidade do ensino ofertado pelo IF. "A divulgação recente da avaliação feita pelo Guia da Faculdade 2021 demonstra e ratifica a excelência e qualidade de nossos cursos. Ficamos muito felizes com as avaliações recebidas. Como disse, ela ratifica a grandeza de nossos cursos já avaliados oficialmente pelo MEC através do INEP. Na avaliação oficial do MEC, três cursos nossos receberam nota 4 e dois cursos nota 5 (nota máxima). Na avaliação oficial do INEP, os cursos são avaliados presencialmente, com visitas à infraestrutura, entrevistas e análise documental rigorosa. Por fim, ressaltamos a expressão típica dos Institutos Federais: 'educação pública de qualidade'. Esta é a nossa missão, que lutamos e trabalhamos dia após dia, visando devolver para a comunidade oportunidades e esperança de educação a todos", afirmou o diretor.

Cursos estrelados do Campus Poços

Clique nas imagens a seguir, para ampliá-las.

Cursos estrelados no IFSULDEMINAS

Ao todo, 28 cursos superiores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) receberam avaliação positiva na edição 2021 do Guia da Faculdade. Os cursos estrelados pertencem aos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre e foram classificados com quatro ou três estrelas, numa escala que vai até cinco.

Os resultados revelam o crescente desempenho educacional do IFSULDEMINAS, que havia tido 24 cursos estrelados ano passado e agora conta com mais quatro. Além disso, a nota dos cursos de Administração e Ciências Biológicas (Campus Machado) e de Ciências Biológicas e Geografia (Campus Poços de Caldas) se elevaram. Confira a seguir a tabela com os cursos e suas respectivas notas (os estreantes no guia aparecem em verde).

Campus Curso Estrelas
Pouso Alegre   Matemática 04
Química 03
Engenharia Química 04

Como é feita a avaliação dos cursos

Neste ano, o Guia da Faculdade avaliou quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil, tanto aqueles na modalidade presencial como os da modalidade a distância, desde que atendessem os seguintes critérios: fossem Bacharelados ou Licenciaturas e tivessem ao menos uma primeira turma com alunos já formados.

A metodologia utilizada foi a conhecida como “avaliação por pares”, quando mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro, cadastrados voluntariamente para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade, dão notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Portanto, trata-se, basicamente, de uma pesquisa de opinião feita com professores e coordenadores de curso, que emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco).

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS.
Data: 04/11/2021.