Página inicial > Notícias > Pint of Science 2021
Publicado: Quarta, 12 de Maio de 2021, 20h52 | Última atualização em Quarta, 23 de Junho de 2021, 15h43 | Acessos: 1129

IFSULDEMINAS E UNIFAL realizam edição on-line do Pint of Science Poços de Caldas

🔭👩🏽‍🔬🧠 Nos últimos dias 18 e 19/maio, teve Pint of Science Festival em Poços de Caldas. O evento mundial de divulgação científica, através de sua organização em Poços, trouxe um bate-papo on-line descontraído sobre temas atuais que envolvem a ciência e a tecnologia. As lives foram gratuitas e abertas a todos os interessados. O Pint Of Science Poços foi realizado pelo IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas e pela UNIFAL-MG, contando com o apoio do New York Pub, Gonçalves Cervejaria Artesanal, Minas Garden Hotel e Bones cervejaria. As transmissões ao vivo ocorreram pelos canais no YouTube: IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas (@ifpocosoficial) e UNIFAL-MG (@comunicacaounifal).

No dia 18/05, Ayla Sant’anna da Silva (Instituto Nacional de Tecnologia) comandou a palestra sobre "Economia Circular: a biodiversidade e o desenvolvimento da bioeconomia". Na apresentação, abordou como a biotecnologia pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico através da exploração sustentável da biodiversidade do Brasil, impulsionando o fortalecimento da bioeconomia e do conceito de economia circular. A live trouxe esses conceitos de forma ampla e mostrou exemplos através do estudo de casos. Clique na imagem a seguir e assista à gravação!

pint 1 a
A Economia Circular foi o tema da primeira live do Pint Of Science Festival - Poços de Caldas 2021.

No dia 19/05, "Área 51: Astrobiologia e a busca de vida fora da Terra" foi o título da palestra de Douglas Galante (Pesquisador LNLS/CNPEM). A live teve como pano de fundo a Astrobiologia e uma das perguntas mais antigas da humanidade: "Estamos sozinhos no Universo?". Na tentativa de responder essa e outras questões complexas da natureza, como a origem da vida, foi criado um novo campo de pesquisa, a Astrobiologia, a qual reúne pesquisadores de diferentes áreas, trabalhando em colaboração. Os cientistas, atuando como exploradores modernos, vasculham a vida em nosso planeta, desde as profundezas oceânicas até o alto das montanhas, procurando entender como ela surgiu, evoluiu e, em muitos casos, extinguiu-se, com o passar dos bilhões de anos de história da Terra. Clique na imagem a seguir e assista à gravação!

pint 2 a
A segunda live do Pint Of Science 2021 trouxe como tema a astrobiologia e a busca de vida fora da Terra.

SAIBA MAIS

O Pint of Science surgiu em 2013, por meio de uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra que realizavam encontros sobre doenças neurodegenerativas. No Brasil, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos promoveu o primeiro encontro em 2015. Desde então, o evento se expandiu e conquistou o público pela forma descontraída com a qual explica a dinâmica das pesquisas. Em 2016, sete municípios participaram da programação; em 2017, o festival esteve em 22 cidades e, em 2018, o número aumentou para 56 participantes. Em 2019, o Brasil ocupou o primeiro lugar, com a participação de 85 cidades. Para saber mais, acesse: http://pintofscience.com.br/

ASCOM - Poços de Caldas