Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 17h46 | Última atualização em Quinta, 11 de Março de 2021, 18h12 | Acessos: 1826

IFSULDEMINAS dá início a projeto de promoção de atividades assistidas por cães comunitários

WhatsApp Image 2021 03 05 at 14.45.21"A promoção de Atividades Assistidas por Animais (AAA) para alunos com necessidades especiais, através dos cães comunitários". Este é o título do projeto orientado pela Profa. Dra. Melina Mara de Souza, que teve início em novembro de 2020 e que vem desempenhando atividades de treinamento com três cães comunitários, que vivem no Campus Poços de Caldas: Bernardo Robson 🐶, Bailarina 🐶 e Scooby🐶.

A iniciativa tem gerado impactos positivos para discentes do Campus, para a comunidade e para os cães que escolheram a instituição como lar. A licencianda em Ciências Biológicas, Ingrid Ribeiro Ventura, está atuando, juntamente com a veterinária Simone Holl e sob a orientação da professora Melina, no adestramento dos cães, para que os mesmos realizem Atividades Assistidas por Animais com alunos das diferentes instituições da cidade que atendem estudantes com deficiência.

Atividades Assistidas por Animais (AAA) têm o objetivo de promover o bem-estar, a integração e a criação de vínculos com pessoas com necessidades especiais. O intuito da equipe é que essas atividades sejam realizadas assim que a pandemia acabar. No momento, os cães já estão sendo adestrados em comandos como “senta, deita, pega, fica” e na caminhada com a guia. “Cada um é adestrado no seu ritmo, no seu tempo, conforme as suas demandas e, principalmente, respeitando seus limites. Nosso orgulho não se limita apenas à quantidade de coisas que eles fizeram no dia, mas sim à superação de cada um deles, dia após dia”, comentou a equipe.

Acompanhe pelas redes sociais!

O dia a dia do projeto tem sido mostrado pelas redes sociais:

Nas redes sociais, alunos, servidores e apoiadores do projeto também angariam fundos para a compra de ração, vacinas e para a cobertura de gastos com veterinário e banho dos animais. Para conhecer mais os projetos orientados pela Profa. Melina, acesse o portal do Laboratório de Biodiversidade do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas (clique aqui).

Conheça os cães do projeto!

Nas fotos a seguir, conheça os cães participantes do projeto.

Informações e imagens: Laboratório de Biodiversidade
IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas